Revista Controle & Instrumentação


¤ Notícias em tempo real

São Paulo, 03 de Maio de 2012

Comunidade Profibus se reúne em São Paulo

 

A Associação Profibus Brasil América Latina realizou o Seminário Tecnológico/Cases Profibus-Profinet onde profissionais se reuniram para trocar experiências, atualizando- se tecnologicamente e discutindo as perspectivas para os protocolos Profibus e Profinet. O Programa de Verificação de cabos Profibus DP/PA foi o tema da apresentação do consultor Silvio José S. Pinto, que relatou como foi a elaboração de métodos e procedimentos para a verificação dos cabos para DP/PA. "O Grupo, criado em 2009, elaborou documentos contemplando instruções e princípios relacionados ao processo de verificação e certificação de redes Profibus, com as necessárias diferenciações entre verificação e certificação", comentou Silvio. Cabos de má qualidade ou não adequados ao protocolo, falta de referências normativas por parte dos compradores levam a problemas em toda a rede, problemas nos cabos que muitas vezes só são percebidos quando há piora no desempenho da rede com o aumento do número de dispositivos.

Quando esses problemas acontecem, as reclamações recaem nos fabricantes dos instrumentos e geram clientes relutantes em utilizar a tecnologia e mesmo clientes desejosos por migrarem para outras tecnologias. O Grupo de Trabalho de Cabos é composto por associados e empresas de cabos e as especificações que gerou têm por base normas do IEC, da UL e da ABNT. "Mas isso por si só não garante o uso e a instalação adequados. Por isso estabelecemos um processo de certificação para reconhecer os fabricantes aptos a atender todos os requisitos técnicos. E como o Grupo possui fabricantes de cabos, escolhemos a UL como organização independente para emitir esses certificados, que devem ser renovados anualmente", ressalta Silvio. E nenhum fabricante de cabos se enquadrou automaticamente nas novas normas; dois estão em processo adiantado de certificação – Sparflex e Innovcable. Os certificados são públicos e estarão disponíveis no site da Associação Profibus, que recomenda ao fabricante adicionar o número da certificação na capa dos cabos ou na embalagem. Carlos Behrends, da Endress+Hauser, empresa membro da Associação, lembrou que existe um trabalho parecido na Alemanha, voltado para o Profinet. Silvio, então, acrescentou que o Grupo brasileiro está em contato com o Grupo alemão para tornar esses trabalhos válidos globalmente. "Esses trabalhos são necessários porque as pessoas acreditam que cabo é uma questão secundária mas as instalações mal feitas geraram essa necessidade.

A documentação dá credibilidade, facilidade na especificação e na certificação", acrescentou Silvio. As novas regras não trazem apenas características elétricas, mas também resistência a chamas, dimensionais, alongamento, carga e outros requisitos, mas não incluem proteção eletromagnética e isenção a fumaça tóxica, por exemplo. O engenheiro Erik Maran, Diretor de Instalação da Associação, explanou sobre como as boas práticas de instalação de redes Profibus melhoram a disponibilidade da planta, com base no Guia elaborado pela Associação. "Há muito problema relacionado com montagem e cabeamento de redes. A sobra de cabo é um resquício dos tempos do 4- 20mA. Fizemos um Guia bem ilustrado que inclui a parte de aterramento também. Com ele pode-se fazer uma boa verificação visual. Porque a rede funciona muito bem desde que instalada corretamente". O engenheiro de equipamentos Sênior, Consultor Sênior da Petrobras/Transpetro, Mario Sergio Corcioli, falou sobre a tecnologia Profibus aplicada na Transpetro, fez um breve histórico sobre o controle de dutos na Transpetro onde, no início, o monitoramento das variáveis de processo era feito através de instrumentos locais, seguido do aumento significativo da quantidade de instrumentos, tornando-se necessária a utilização de rede de campo redundante com a opção pelo Profibus.

A experiência foi bem sucedida com a aplicação de campo, padrão Profibus DP em alguns terminais da Petrobras, aplicação na automação de bombas de duto, estação de tratamento de efluentes e automação de CCMs. Destacou alguns dos atrativos da tecnologia Profibus: característica que elimina pontos de falha, facilita a manutenção e a instalação; configuração centralizada dos nós – reduz o tempo de comissionamento; confiabilidade operacional – quando bem projetadas, instaladas, configuradas e mantidas, as redes PROFIBUS apresentam funcionamento estável, garantindo processamento de loops de controle e de sequenciamentos lógicos sem atrasos, além de boa imunidade a ruídos; gestão de ativos – coleta de informações digitais dos instrumentos e equipamentos, de forma a possibilitar o fluxo "on-line" de informações destes para os sistemas de gerenciamento de ativos associados Destaque-se também para a disposição do engenheiro da Petrobras de apoiar o trabalho de Verificação de Cabos, na medida em que pretende considerar como requisito básico cabos Profibus verificados. César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Engenharia de Projetos e Serviços da Smar e Paulo Camargo, da GE, foram nomeados Conselheiros Consultivos da Associação Profibus Brasil América Latina durante o encontro.

O conselho consultivo é composto por personalidades influentes em suas respectivas áreas de atuação e que tenham uma história de sucesso dentro da Associação Profibus e comprometidas com a tecnologia, sua atuação e ética e que tem convergência para evolução e sucesso da Associação Profibus e suas derivações. Nesta mesma data, César Cassiolato foi homenageado recebendo uma placa da Associação Profibus Brasil América Latina em reconhecimento a sua dedicação e marcante experiência, assim como relevantes serviços prestados a esta associação e toda a comunidade de profissionais envolvidos com a automação industrial.


<VOLTA
 



© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP