¤ Tempo Real

São Paulo, 09 de março de 2015

Profibus é a rede industrial mais adotada, aponta estudo da HMS

 
   
A Profibus continua sendo a rede industrial mais usada a nível global mas várias redes estão se aproximando. A Profinet e a EtherNet/IP competem pelo primeiro lugar no ramo da Ethernet industrial e não parece que estejamos próximos de uma consolidação de redes. Estas são algumas das conclusões da HMS Industrial Networks na apresentação de sua análise do mercado de redes industriais em 2015. "Os resultados que apresentamos são baseados em análises de colegas desse setor industrial, em nossas próprias estatísticas de vendas e na percepção geral do mercado. A nível geral, estamos verificando uma mudança em direção à Ethernet industrial mas a migração para a Ethernet industrial está demorando mais do que era esperado no início. Ainda recebemos muitos pedidos de conexões tanto para fieldbus como para Ethernet industrial”, conta o diretor de Marketing da HMS Industrial Networks, Anders Hansson.

Analisando a instalação de novos nós em fábricas de automação a nível global, as redes fieldbus continuam sendo o tipo mais utilizado com 66% do mercado – e crescem cerca de 7% por ano. As principais razões para o crescimento das redes fieldbus são a simplicidade, tradição e confiabilidade. A rede fieldbus dominante é a Profibus (18% do total do mercado mundial incluindo a Ethernet industrial) seguida pela Modbus (7%), DeviceNet (6%) e CC-Link (6%).

As redes Ethernet industriais representam 34% do mercado e estão crescendo mais rápido que as redes fieldbus (17% por ano), mas a HMS prevê que ainda vai demorar algum tempo até que a Ethernet industrial passe a rede fieldbus. As principais razões para o crescimento da Ethernet são o desempenho mais elevado e a integração com a rede de escritório. A Profinet e a EtherNet/IP são as duas maiores redes de Ethernet cada uma com 8% do mercado das redes industriais. As seguintes são a EtherCAT, Modbus-TCP e Powerlink.
 

 
<< voltar
 
 
 
 


DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP