¤ Tempo Real

São Paulo, 14 de agosto de 2013

Pepperl + Fuchs Customer Day aborda novidades tecnológicas

 

 

A segunda edição do Pepperl + Fuchs Customer Day, encontro técnico de automação de fábricas e processos da Pepper+Fuchs, abordou importantes novidades tecnológicas e de produtos, reunindo cerca de 300 pessoas.

“Apesar das diferenças nas divisões, a ideia é fazer esse encontro técnico envolvendo ambas porque as linhas se complementam, tanto na indústria de processos quanto na de fábrica. Uma vez que estamos sempre falando de sinais analógicos ou digitais, sinais sendo controlados e monitorados, acionamentos rápidos com válvulas on off, sistemas de sensoriamento e de segurança humana”, comentou o gerente regional de vendas para Automação de Fábrica, Dênis Leonardo.

O Pepperl+Fuchs Customer Day é direcionado para o público de fábrica e de processos para que troquem experiências, façam network e tomem conhecimento das tecnologias que, no evento, foram divididas por concentração, mas os técnicos presentes puderam assistir às que mais se encaixavam com seu dia a dia e expectativas. Vários clientes de processo têm áreas de embalagem ou ensacamento, tornando seus interesses mais amplos num evento como esse. Então, mesmo que numa sala a concentração de palestras fosse maior para processos, um participante poderia completar seus interesses na sala de automação de fábrica. E a dificuldade era não poder estar em dois lugares ao mesmo tempo: “Wireless hart – do projeto à instalação” foi apresentada no mesmo horário que “Novas tecnologias em sensores industriais”. Da mesma forma que: “IHMs robustez e durabilidade em áreas seguras e classificadas” e “Rede AS-interface otimizando instalações”; ou “Diagnósticos avançados no nível spur para redes FF” e “Redes AS-Interface segurança e adequação conforme NR-12”; “Atualização de plantas e economia de espaço com remotas de alta densidade” e “Tecnologias de sensoriamento na indústria de processo”; “Soluções em sistemas de pressurização de gabinetes” e “Controle de posicionamento, sensores e sistemas”. Em paralelo, uma exposição mostrava os instrumentos e suas aplicações, com possibilidade de breves hands on.

A gama de clientes presentes passava por indústrias químicas e petroquímicas, de óleo e gás, logística, cervejarias, alimentícias, automotivas. “Surpreendeu a presença em quantidade e qualidade. Nosso clientes vieram entender o que podemos fazer para agregar valor aos seus processos, otimizando-os com segurança. As pessoas querem melhorar seus processos seja numa planta nova ou desatualizada – porque com otimização se deixa de perder, o que já é ganhar. Existem empresas aqui sem projetos novos mas buscando essa otimização e esse ganho”, comentou o gerente Regional de Vendas para Processos, Daniel Costa Marques.

Atualmente na parte de fábrica e manufatura, têm-se dado muita atenção à segurança humana com vistas à NR-12. “Estamos mostrando equipamentos e sistemas alternativos mais econômicos para a segurança humana. A NR 12 exige produtos e que estejam em conformidade com as normas, com aprovação TÜV para categoria 4 (IEC/EN 61496-1), SIL 3 (IEC61508), etc. Do setor automotivo à química tivemos aplicações recentes voltadas à segurança com vistas a NR-12”, completa Dênis.

A Divisão de automação de Fábrica enfatizou os sensores ultrassônicos XL – para detecção sem contato e medição de distância com 12 linhas para detecção direta ou barreira. “Procuramos difundir ainda mais essa tecnologia de sensoriamento, apontando seus principais benefícios relacionados a variação de cores, e ambientes agressivos”. Outro grande destaque foi para a rede AS-I para novas aplicações e retrofits de máquinas e linhas de produção com ênfase na otimização de espaço e infraestrutura com segurança – a possibilidade de agregar sinais convencionais e de segurança num único par de fios dentro das exigências e normas requeridas resulta em alta confiabilidade e fácil comissionamento, afirma Dênis.

A divisão de processos destacou o WirelessHart, e os participantes questionaram muito sobre benefícios e aplicações. Daniel diz que ainda existem muitas dúvidas sobre a tecnologia e seus benefícios. “Mostramos que a tecnologia veio para ficar pois traz muitas vantagens, bastando saber dimensioná-la e aplicá-la corretamente”.

Além das discussões sobre WirelessHart, a divisão de processos mostrou as novidades da Pepperl+Fuchs para Fieldbus Foundation e Profibus PA que são os Protetores de Segmento de Barreiras de Campo com Diagnóstico Avançado incorporado. Na parte de segurança, as maiores preocupações do pessoal de processos são caldeiras e áreas classificadas.

 

 
<< voltar
 
 
 
 


DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP