Revista Controle & Instrumentação


¤ Notícias em tempo real

São Paulo, 11 de abril de 2013

National instruments apresenta novidades do Labview durante NI Days

 

O que há em comum entre o Mindstorms, o brinquedo educativo desenvolvido pela Lego e pelo Massachusetts Institute of Technology, e a SpaceX, que fez o primeiro voo privado de reabastecimento da Estação Espacial Internacional? Os dois projetos adotaram o Labview, plataforma de programação gráfica da National Instruments.
Os dois casos citados acima foram destacados pelo vice-presidente de vendas e marketing para as Américas, John Graff, durante o NI Days, conferencia tecnológica sobre projeto gráfico de sistemas, que reuniu em São Paulo cerca de 1 mil engenheiros, pesquisadores, professores e estudantes. O encontro tem como objetivo mostrar as evoluções e aplicações práticas dos produtos da National Instruments.
Tendo como base a evolução do transistor, que diminuiu em tamanho mas aumentou em capacidade nas últimas quatro décadas, revolucionando a eletrônica, Graff explicou que há uma nova maneira de produzir o que a humanidade precisa – mesmo que as pessoas não tenham se dado conta. “O software se tornou uma parte chave. Ganhou maior complexidade, especialmente com o projeto gráfico de sistemas”.
Independente da aplicação, o engenheiro ou o cientista precisará testar seus desenvolvimentos. Para isso, nada mais importante do que a ferramenta correta, que torne agilize o trabalho e otimize o tempo. “O projeto gráfico de sistemas realmente pode acelerar a produtividade”.
Graff também antecipou aos participantes do NI Days a abordagem baseada em plataforma para projetos no conceito system-on-a-chip - SoC – circuito integrado que mescla memória, processamento e barramento em um único chip. A vantagem dessa tecnologia, que já faz parte de equipamentos microprocessados, celulares e tablets, reside na facilidade para o encapsulamento de software e no menor consumo de energia.
É durante o NI Days que a National Instruments apresenta à comunidade brasileira a evolução do Labview – função atribuída nesta edição ao diretor de Marketing para a região das Américas, Richard McDonell.
A ferramenta de desenvolvimento de sistemas traz agora uma biblioteca de projetos que podem ser utilizados como ponto de partida – o usuário continua tendo a liberdade de criar seu projeto, mas também pode partir de um exemplo já padronizado. Há também o Treinamento autoguiado online. “A maior parte das novidades surge dos fóruns”, ressaltou McDonell.

Empresas parceiras da National Instruments – como Kollmorgen, Nirax, M&D e Daqsys – apresentaram seus produtos aos participantes do NI Days





<VOLTA
 



© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP