Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 247 – 2019



¤ Art

Aplicando estratégias de IIoT para alcançar o máximo de eficiência energética nos processos industriais

 
 
Fabio Miranda
Emerson Automation Solutions
 
Resumo

O impacto que a eficiência energética tem no desempenho dos negócios, com relação aos processos industriais, tem crescido cada vez mais, uma vez que as empresas têm buscado reduzir seus gastos com o consumo de energia. Esse cenário se agrava, por serem obrigadas a lidar com restrições ambientais e de emissões de gases, cada vez mais rigorosas. Em todo o mundo, reformulações das leis têm levado a eficiência energética industrial a novos patamares.
Gerenciar e aperfeiçoar o uso de energia é, geralmente, uma tarefa difícil e complicada, mas necessária de ser realizada, num futuro próximo, pela grande maioria das indústrias. A experiência tem mostrado que, para ter sucesso em longo prazo, praticamente todas têm de desenvolver e administrar um sistema de monitoramento energético apropriado para o seu negócio. Esse sistema fornece a base que garante ganhos na eficiência energética da companhia.
Não há um método universal para a execução de uma estratégia de gerenciamento de energia em uma empresa. Certamente há, entretanto, um conjunto conhecido de boas práticas e de abordagens de sucesso, para programas energéticos, que podem ser aproveitados na maioria dos processos industriais.
Neste artigo, abordaremos algumas tecnologias e estratégias de Internet Industrial das Coisas, que permitem capacitar as Indústrias de processos a alcançaram um patamar superior de eficiência energética, e também alguns números e dados, que nos mostram a relevância deste tema dentro do setor industrial.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP