Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 224 – 2017



¤ Art

Painéis e Cabos na Internet Industrial das Coisas (IIoT)

 
José Maurício dos Santos Pinheiro
Escritor e Especialista em redes de computadores e sistemas telecom. Professor e consultor na Ratio Consultoria e Treinamento
 
Introdução

Define-se a Internet Industrial das Coisas (Industrial Internet of Things - IIoT) como uma rede que envolve dispositivos físicos, sistemas, plataformas e aplicações com tecnologia embarcada, que permite comunicar e compartilhar informações entre si, com o ambiente exterior ou com as pessoas. A IIoT é parte de um conceito conhecido como Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), onde dispositivos e sistemas “inteligentes” coletam e compartilham grandes volumes de dados de forma a otimizar e simplificar os processos industriais.

A IoT é a conexão lógica de todos os dispositivos e meios relacionados ao ambiente produtivo, sejam sensores, transmissores, computadores, células de produção, etc., tudo sendo gravado e analisado em banco de dados. Neste ambiente todos os equipamentos e máquinas estão conectadas em rede e disponibilizam informações de forma única, caracterizando a quarta revolução industrial ou, modernamente, a Indústria 4.0. A figura 1 ilustra as fases de evolução porque passou a indústria desde o final do século 18 até os dias atuais.

No setor industrial, a IIoT pode contribuir para a melhoria da conectividade dos sistemas, eficiência energética, escalabilidade da produção, entre outros, proporcionando economia de tempo e de custos para as organizações. A ideia principal da IIoT é que máquinas dotadas de algum tipo de “inteligência” são mais eficientes na captura e no processamento de dados. Isto permite que as corporações detectem problemas mais rapidamente e aperfeiçoem seus processos de fabricação, contribuindo para uma maior eficiência na produção, com redução dos custos financeiros e operacionais, além de contribuir para o desenvolvimento de novas soluções e uma melhor gestão do desempenho, de segurança e da manutenção do sistema produtivo.
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP