Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 223 – 2016



¤ Art

Estudo comparativo da aplicação de instrumentação digital Profibus PA ou analógica 4 a 20 mA+Hart em indústrias sucroenergéticas

 
Eng. Fabiano André Lourenço Gerente de Manutenção Elétrica, Automação e Geração de Energia na Raizen Energia S.A.

Prof. Agenor de Toledo Fleury Professor da Escola Politécnica – USP e do Programa de Extensão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.
 
 
Resumo

O setor sucroenergético ocupa posição de destaque na economia brasileira há mais de 100 anos, porém, nos últimos 20 anos vêm passando por uma forte transformação do ponto de vista de gestão e organização. Fusões e aquisições de empresas tradicionais, mas com gestão familiar, transformaram os antigos engenhos de cana-de-açúcar em fábricas de alimentos, biocombustíveis e energia elétrica.

Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo entre duas soluções de instrumentação, aplicadas a uma Unidade Modelo. A metodologia aplicada baseia-se no levantamento detalhado das necessidades e requisitos de instalação das instrumentações Profibus PA e 4 a 20 mA+Hart, com ênfase na sua aplicação nos processos de fabricação de etanol e energia. O objetivo é gerar critérios para escolha da melhor solução tecnológica e econômica de instrumentação, a ser aplicada ao processo de fabricação de etanol e energia. Deste trabalho resulta uma metodologia para análise e definição da melhor solução para um processo de produção de etanol e energia.
 
 
 
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP