Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 209 – 2015



¤ Artigos Técnicos

Sensores analíticos para assegurar qualidade e evitar contaminação do produto final

 
Eloisa Doro Gerente de Produto-Analítica – Endress+Hauser
 
Alguns relatos referentes a contaminação de produtos e envase de produto químico ao invés de produto para consumo, causaram prejuízos a várias marcas comerciais e colocou um ponto de interrogação na cabeça de muitos consumidores: os produtos industrializados são seguros? E por que esse tipo de contaminação ocorre?

Na indústria de alimentos e bebidas a higienização das linhas de processo é parte fundamental para assegurar o sistema. Quando é preciso parar a produção de um produto e começar o envase de um outro produto (diferente sabor de um suco, por exemplo) um processo de limpeza comum é o CIP (cleaning in place) – método comumente utilizado para a limpeza das máquinas de envase e equipamentos de processamento, como tubos sanitários, tanques e etc., circulando e recirculando automaticamente detergentes e soluções de enxágue até a limpeza total e sanitização em circuito fechado, ou seja, sem a mínima remoção de componentes do sistema para esta tarefa.

Usualmente dois tipos de produtos de limpeza são utilizados: um produto alcalino e outro ácido. Após CIP, a planta é esterilizada/desinfetada para ser utilizada imediatamente.
 
 
 
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP