Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 203 – 2014



¤ Art

Sistema supervisório de controle de processos utilizando
padrão de interoperabilidade OPC

 
Bruno Correia Silva, Prof. Eduardo Paciência Godoy Unesp - Campus Sorocaba
 
Resumo

Motivado pela falta de padrões entre os desenvolvedores de software e hardware de automação, o padrão OPC surgiu através da criação de especificações designadas a integrar dispositivos de campo e equipamentos de controle de diversos fabricantes aos sistemas de supervisão de maneira eficiente. Este trabalho contempla as características de interoperabilidade deste padrão por meio do desenvolvimento de um sistema supervisório para controle de processos, cuja interface de comunicação entre dispositivos de campo e sistema supervisório é feita através do OPC. O processo controlado consiste em quatro malhas (vazão, nível, temperatura e pressão) da estação didática PCS Compact Workstation do Laboratório de Controle da UNESP de Sorocaba. O trabalho descreve o projeto das malhas de controle num controlador lógico programável, bem com o desenvolvimento do sistema de supervisão com monitoramento e controle individual de cada uma das malhas.
 

Comparação dos protocolos Profinet, Ethernet IP, Ethercat, Modbus TCP em função de sua aplicabilidade
 
André L. Dias, Guilherme S. Sestito, Renato F. Fernandes Júnior, Dennis Brandão Laboratório de Automação Industrial, Departamento de Engenharia Elétrica, Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Eduardo A. Mossin Instituto Federal de São Paulo
 
Resumo

Este artigo apresenta uma comparação entre protocolos baseados em ethernet em função de aplicabilidade de protocolos. A partir da definição de requisitos nas aplicações e análise do atendimento de cada protocolo em conjunto com a disponibilidade de equipamentos no mercado, são obtidos resultados que geram um guia de direcionamento da tecnologia indicada para determinada aplicação.
 

Diagnóstico e localização de erros com EtherCAT
 
Alessandro Figini, Florian Häfele Suporte Técnico e Testes – EtherCAT Technology Group Nuremberg, Alemanha
 
As características de diagnóstico possuem um papel extremamente importante na determinação da disponibilidade da máquina e do tempo de comissionamento. Além da detecção, saber a localização exata do erro também é importante. O EtherCAT possui diversas funções de diagnóstico inerentes ao seu sistema. Nas redes EtherCAT, os dispositivos escravos processam os frames Ethernet de acordo com a topologia determinada pelo hardware, utilizando um componente dedicado em tempo real, o chamado ESC (EtherCAT Slave Controller).

Os dispositivos escravos são fornecidos com mecanismos de diagnóstico em todas as camadas do modelo ISO/OSI nos padrões fieldbus. O processamento das informações de status de cada dispositivo escravo é realizado pelo mestre da respectiva ferramenta de configuração, que se reporta diretamente ao software do usuário.
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP