Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 202 – 2014



¤ Flash

ISA Expo Campinas comemora dez anos
tornando-se referência no interior paulista

 
 
 
A edição deste ano da ISA Expo Campinas – Seminário e Exposição de Tecnologias em Automação, promovida e idealizada pela ISA Campinas, reuniu cerca de 60 expositores e 2 mil profissio- nais que atuam na área de automação industrial, instrumentação, tecnologias, sistemas e controle de processos, redes e softwares industriais, equipamentos e máquinas industriais.

O objetivo do evento é expor tecnologias que ofereçam soluções em automação para as empresas em diversos setores e, além da ex- posição, a 7ª edição do Seminário paralelo trouxe apresentações de grandes empresas nacionais e in- ternacionais no mercado de auto- mação industrial.

Ricardo Avena e Guilherme Normanton, da Belden, falaram sobre “Soluções Integradas em Au- tomação Industrial: de Cabos a Swi- tches”, mostrando o atual cenário do segmento e a busca pela produtividade industrial, pela excelência ope- racional e pela segurança nas operações.

Gerson Murari , da National Ins- truments, mostrou com o tema “Projetando sistemas de medição de som e vibração” como a medição e análise dos fenômenos físicos de som e vibração possuem papel importante em di- versas aplicações da indústria, como por exemplo, no monitoramento de condição de máquinas (MCM), análi- se de beamforming , análise estrutural, qualidade do som ou qualquer outra aplicação que envolva medição de som e vibração. Murari também apresentou os principais fundamentos de um sis- tema de medição de vibração, assim como suas aplicações na indústria.
 
O diretor da Beckhoff no Brasil, Marcos Giorjiani , fa- lou sobre “ Automação Eficiente através da Tecnologia de Controle no PC” e mostrou os benefícios desta tecnolo- gia capaz de unir as diversas tarefas da automação (PLC, IHM, Controle Numérico) em um único hardware de con- trole. Também abordou o sistema de controle em tempo real TwinCAT e suas variações (CP, IO, PLC, NC-PTP, NCI, CNC), o driver de comunicação TwinCAT ADS, que integra os mundos de TA e TI, e o TwinSAFE - sistema de I/Os de segurança modulares com controle integrado.

A empresa Baumier, através de Newton de Carvalho Fernandez, falou sobre “Re- dundância em redes de automação com zero de perda de pacotes” e os impactos das perdas de pacotes em redes de automa- ção, vantagens da utilização dos protoco- los PRP e HSR, com padrão definidos pela IEC62439-2 permitindo a interoperabilidade entre diferentes fabricantes, em redes de alta disponibilidade.

Newton Bastos , da Presys, abordou o tema “ Mobilidade e produtividade aplicados na metrologia e calibração de Ins- trumentos ” que destacou a importância de realizar as calibrações de modo seguro, confiável, rápido e principalmente com níveis de exatidão compatíveis com os instrumentos de processo e os requisitos dos órgãos regulatórios. Também evidenciou recursos importantes em uma calibração, como configurador Hart, Data Logger e vídeos para auxiliar com rapidez e fllidade os trabalhos dos técnicos no dia a dia. Garantir a qualidade através da calibração de instrumentos está se transformando de forma rápida nas indústrias então, a mobilidade e a produtividade nos processos da metrologia industrial ganham explícita importância e responsabilidade dentro das empresas. Logo, é imprescindível possuir bases sólidas para viabilidade técnica e econômica aos laboratórios de cali- bração pelas indústrias e pelos seus respectivos prestadores de serviço.

“Compatibilidade eletromagnética e o papel dos dispositivos de proteção contra surtos nas automações” foi o tema apresentado por Fernando Otacílio Mairink, da Finder. Aloisio da Silva Ramos, da Weg, falou sobre “ Solução de Came eletrônico e sincronismo de eixos ” onde apresentou soluções para eixos de motores de gaiola com encoder e servomotores, implementando um controle de movimento sincronizado, correções de defa- sagens de sincronismo e curva de came eletrônico para adequar a aplicação uma melhor performance possível e ajustável.

Victor Carlos Magno, da Sense, falou so- bre “Manutenção a quente em áreas Ex com proteção Ex E e/ou Ex D”, ressaltando conceitos técnicos de instalação e manutenção em áreas classificadas baseando-se em normas, demonstrando através de situações práticas, exemplos de aplicações, produtos dedicados e como seu funcionamento inova as caracte- rísticas de manutenção segura. Marcelo Barboza, da Murrelektronik, discorreu sobre o “Aumento da disponibilida- de da planta” focando diagnósticos rápidos e precisos, facilidade de manutenção e cases de sucesso.
 
Marcos Dillenburg, da Novus, apresentou “Tecnologias e soluções para levar os dados do chão de fábrica para a nuvem” conceitualizando as redes de comunicação em sistemas de automação industrial que estão diante do novo desafio que é a integração com a internet. Diversas tecnologias emergentes viabilizam a integração entre os diferentes níveis de rede de uma planta, permitindo a efetiva aproximação entre o chão de fábrica e a nuvem.

Prestigiaram o evento expondo, as empresas Velki, Multidrive, Bonomi, Procut, Revimaq, Danaher, ABB, In- cal, Baumier, Klint, Valul Service, Vika Controls, Durag Siena, Sense Eletrônica, MurrEletronik, Asel-Tech, Westcon, B&R Automação, Softbrasil, Awaltech, Presys, Harting, Wago, Omni, Beckhoff, Smac- Motion, Novus, National, Sensor do Brasil, SGS, Bray, E-driver, Aoki Sistemas, Agora, Scan Automação, RTI, Brasil Logic Sistemas, Sensym, Finder, Bel- den, Westlock, Testo, Alutal, Interbras Group e Pyrotec.

A ISA Expo foi lançada para suprir a demanda por co- nhecimento e tec- nologias do interior paulista - que tem atraído cada vez mais empresas da capital e mesmo de outros estados que buscam custos me- nores, mão de obra de qualidade, espaço para crescer e um sistema logístico que favoreça o escoamento da produção. Esses fatores tornam a região um polo de investimentos, que tem atraído muitas empresas, principalmente para o espaço for- mado por municípios da região de Campinas.

Some-se a esse cenário a dedicação dos voluntários do setor de automação da Seção Campinas da ISA e está dada a receita para um evento que está se tornado referência para o mercado de automação industrial. Para 2015, a diretoria da Seção Campinas estima um crescimento de 20% na realização da 8ª edição do ISA Expo Campinas.

Marcílio Antonio Viana Pongitori , atual secretário, e Daniel Ricardo Polachini, atual presidente da Seção, ressaltam a participação dos profissionais da região, que engloba Sorocaba – que já recebe eventos feitos sob medida. Além da exposição anual, a Seção Campinas mantém calendário permanente de cursos de Instrumentação Básica, Projetos de Instrumentação, Instrumentação wireless e redes de comunicação.
 
“Analisamos as necessidades de nossos sócios atra- vés de uma pesquisa feita durante os eventos e esco- lhemos os temas mais solicitados, sempre visando a necessidade de nossos associados e da comunidade de instrumentação e automação”, afirmam Pongitori e Polachini.

A ISA Expo foi realizada pela primeira vez em Ribeirão Preto, com 330 participantes e logo foi alocada em Campinas com 19 estandes e participação de aproximadamente 500 profissionais: o evento tem crescido cerca de 30% ao ano, em número de stands e visitantes, até a edição deste ano, que recebeu cerca de 2.000 visitantes e teve 57 expositores. “Além disso, este ano conseguimos realizar um primeiro curso gratuito para os sócios da ISA com o tema Instrumentação Sem Fio Wi-reless, com 51 participantes e a perspectiva é aumentar o número de eventos pequenos atraindo empresas e sócios para a seção,” comenta Polachini.

A seção Campinas foi fundada em 2004 pelo en- genheiro Marcílio Pongitori, que foi seu primeiro pre- sidente. No primeiro encontro realizado, a seção teve a presença de mais de 100 profissionais da região e a partir daí se iniciou uma série de eventos em diversas cidades do interior do estado. Tendo a sede em Cam- pinas, a abrangência da seção se estende por diversas regiões metropolitanas como Campinas, Jundiaí, So- rocaba, Piracicaba e Bauru. A Seção organiza vários eventos na cidade de Campinas e outras cidades de sua área de atuação. Na comemoração dos seus 10 anos, a ISA Campinas estará completando cerca de 90 eventos técnicos realizados com a participação de cer- ca de 20.000 profissionais da área, trazendo empresas nacionais e multinacionais para estes eventos. Para comemorar os 10 anos da Seção Campinas, será rea- lizado um jantar no final de novembro para membros e parceiros.
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra
 
Leia mais na edição impressa
Flash
Seminário discute perspectivas da energia nuclear no Brasil
• PCIC reúne 1,6 mil conferencistas de 23 países
• 11º Seminário da Robtec aponta novas tendências do setor
• Presys apresenta soluções em encontro da ISPE
• Sistema com softwares da Elipse é apresentado na Mercopar
• Festival Internacional de Robótica FLL
 
Special
Da TA para a TI, com excelência
• Accenture mapeia impacto da falta de mão de obra
 
Case
• Oji Papéis Especiais adota sistema de controle baseado na arquitetura PlantPAx
• Elipse E3 reduz os gastos com reagentes químicos e mão-de-obra utilizados na cromagem dos cilindros da Stihl
 
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP