Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 195 – 2014



¤ Artigos Técnicos

Supervisão de sistemas de automação utilizando
banco de dados

 
Alexandre Baratella Lugli, João Paulo de Carvalho Henriques, Vanessa Aparecida Pereira Tenório
Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel
 

Resumo

Os sistemas automatizados podem ser aplicados em simples máquinas ou em toda a indústria, visando aprimorar a produtividade e a qualidade nos processos repetitivos, estando presente no dia-a-dia das empresas para apoiar conceitos de produção. Atualmente, no que tange ao armazenamento de dados, os bancos de dados têm sido amplamente utilizados, pois a armazenagem de informações provenientes de diferentes fontes utilizando a tecnologia OPC, contribui com maior produtividade a menores custos.

A finalidade deste trabalho é elaborar uma base de dados, aplicada à automação industrial, para conexão de controladores industriais, via protocolo OPC. Assim, é possível ter acesso a informações em tempo real e realizar o armazenamento das mesmas no banco.

 

Aplicação de CLP de Segurança na Indústria
Automobilística

 

Alessandro de Oliveira Moraes
Automotiva Usiminas SA

Fabio Leite Arriero Amaral, Alexandre Baratella Lugli
Instituto Nacional de Telecomunicações
Inatel

Yvo Marcelo C. Masselli
Instituto Nacional de Telecomunicações
Inatel

 

Resumo

Este artigo descreve os riscos presentes na operação de prensas mecânicas excêntricas do tipo simples ação, que são equipamentos muito utilizados na indústria automobilística.

Busca -se apresentar soluções para proteção dos trabalhadores em relação a acidentes e lesões no exercício de suas atividades, além de assegurar uma sobrevida a este tipo de equipamento. As soluções apresentadas estão de acordo com os requisitos de segurança vigentes, prescritos pelas normas PPRPS e NR 12. O enfoque deste estudo está na análise do sistema eletromecânico.

A norma NR 12 regulamenta e define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. O objetivo é, basicamente, realizar a prevenção de acidentes e doenças do trabalho durante as fases de implementação e desenvolvimento de um projeto na área industrial.

O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares (PPRPS) tem como objetivo garantir a proteção adequada à integridade física e à saúde dos trabalhadores em todas as etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares. Basicamente, é uma série de regras de segurança que as indústrias que têm prensas ou similares devem levar em consideração e pôr em prática. A prensa mecânica é um equipamento onde, dependendo da matriz que é acoplada na máquina, pode ser feito estampo, cortes e furos, simultaneamente ou não. Os materiais podem ser em forma de placa ou chapa plana. Este tipo de máquina é amplamente utilizado no ramo da metalurgia, principalmente nas indústrias automotivas.

 
 

Projeto e implementação de um sistema de controle PID para um robô pendular de duas rodas coaxiais

 

Felipe Oliveira e Silva
Instituto de Aeronáutica e Espaço – Divisão de Sistemas Espaciais

Luís Henrique de Carvalho Ferreira
Universidade Federal de Itajubá – Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação

 

Resumo

Neste trabalho será apresentado o projeto de um sistema de controle PID para um robô pendular de duas rodas coaxiais. Este sistema de controle, desenvolvido com base

em uma modelagem matemática do robô que leva em consideração seus três graus de liberdade, depende consequentemente de três variáveis de saída do sistema: o ângulo de arfagem; a velocidade de guinada; e a posição do centro de gravidade do robô com relação ao solo. Para a eliminação de ruídos e obtenção de estimativas confiáveis para essas três variáveis de saída, foram-se implementados filtros digitais baseados no conceito de fusão de sensores. Dois controladores PID desacoplados, sintonizados pela técnica de Ziegler-Nichols, são responsáveis por controlar os movimentos de arfagem e posicionamento linear independentemente do movimento de guinada, garantindo estabilidade ao robô, rastreamento das referências e rejeição a perturbações.

 
 

A matemática utilizada pelos técnicos em eletroeletrônica na indústria automobilística

 

Erotide Rodrigues Pereira
Técnico em Automação Industrial
Instituto de Matemática/UFRGS

 

Resumo

Este artigo é um resumo do TCC de mesmo nome, cujo objetivo foi verificar, junto aos técnicos em eletroeletrônica do setor automotivo de uma indústria da região metropolitana de Porto Alegre/RS, quais os conhecimentos matemáticos utilizados

no dia-a-dia do seu ambiente de trabalho. A análise dos dados obtidos, através de entrevistas, permite concluir que os conhecimentos matemáticos ajudam a garantir uma maior segurança e certeza na tomada de decisões, durante a resolução de problemas e proposição de melhorias no processo produtivo. Os conhecimentos matemáticos contribuem para o desenvolvimento de ferramentas gráficas para o monitoramento

do tempo de ciclo das operações, e a interpretação desses dados permite a otimização e melhor acompanhamento do processo produtivo. O conhecimento das limitações e características do Controlador Lógico Programável (CLP), conseguido através da leitura dos manuais do produto, juntamente com os conhecimentos matemáticos, permite a detecção e correção de imprevisibilidades existentes na programação do software, tornando o processo mais confiável.

 
 

Comunicação wireless nas ferramentas de robô
Tendência para aumento de produtividade e otimização de manutenção

 

Luiz Américo de Jesus
Phoenix Contact – gerente de engª de soluções

 

Operações de alta precisão e movimentos com grande repetitibilidade, estes são os dois fatores principais para indicação do uso de robôs em quaisquer processos produtivos e em nenhum outro processo estes dois fatores estão mais fortemente presentes do que no processo de montagem de um Automóvel. A quantidade de pontos de solda está diretamente relacionada com a estabilidade e segurança

que o veículo proporcionará aos passageiros sendo que um veículo recebe centenas de pontos de solda na junção das partes metálicas sendo a grande maioria destes pontos performados por robôs.

 
 

Experiencing Systems Engineering

 

Olicio da Silva Junior
Volvo do Brasil Veículos Ltda.

 

Abstract

The Systems Engineering importance in the product development has grew over the last ten years therefore the way of working has changed. Volvo Engineering has enhanced

the Systems Engineering and Verification processes within the development process of control systems with in order to cope with the upcoming demands, mainly on complexity.

Verification has been mostly done in a simulated environment by means of hardware in the loop laboratory.

 
 

De soluções stand-alone até a automação completa Simples e seguro: técnica de controle em foco

 

Arndt Christ

 

Para atender às crescentes exigências de produtividade, bem como a disponibilização de máquinas e sistemas, os engenheiros mecânicos necessitam de conceitos de controles individuais e adaptados. Crucial para o sucesso é a interação entre as funções de controle padrão e de segurança.

 
 
 
 
 
 
 
 

LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Leia a edição digital
clicando na capa acima
 
Leia mais na edição impressa
Flash
Emerson inaugura show room de tecnologias remotas integradas Fórum ARC 2014: a empresa orientada por informação
Market

Beckhoff apresenta Google Glass para automação industrial

Elog assina contrato com a Unify

Case
Movimentação de carrocerias automotivas

Movimentação de carrocerias automotivas Sistema de controle de E/S via woreless implementado com sucesso em montadora de veículos na Índia
EEE
IEC atualiza norma para equipamentos eletrônicos inteligentes
 
 
 
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP