Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 184 – 2013
¤ Artigos




Engenharia de aplicações de medidores de nível e vazão no projeto da Refinaria do Nordeste (RNEST) Abreu e Lima

 

Eng° Genildo Gonçalves, Consultor de Engenharia de Aplicações e Vendas Técnicas
Eng° Leonardo Neves, Executivo de Vendas e Negócios
Eng° Roberto Pompeo, Executivo de Vendas e Negócios
Engª Alessandra Valles, Engenharia de Vendas e Propostas
Invensys Operations Management Divisão de Instrumentação e Medição


Resumo
A Petrobras é referência reconhecida quando se trata da busca pela excelência em novas tecnologias e desempenho aplicados em seus ativos produtivos, sempre seguindo todos os quesitos técnicos e financeiros em busca das melhores soluções em automação e instrumentação. A Invensys Operations Management em 2009 foi escolhida como responsável pela consolidação e integração dos projetos de automação e instrumentação realizando também o fornecimento dos instrumentos, sistemas de controle e de segurança, e softwares, através da modalidade de contratação para automação de grandes empreendimentos: MAC (Main Automation Contractor). Este trabalho – como objetivo principal – irá abordar alguns dos principais conhecimentos e critérios que foram (e ainda continuam sendo utilizados com base nas determinações/ objetivos da Petrobras) utilizados pela engenharia de projetos e aplicações da Invensys para a seleção, especificação, dimensionamento, etc., de soluções em medidores de nível e vazão.




Aplicação de medidores de vazão ultrassônicos para gases em instalações com ruídos de linha

 

Banavilis Cavalheiro Filho - Sick Solução em Sensores Ltda


Resumo
Apresentar o impacto do ruído gerado na válvula redutora de pressão nos medidores de vazão ultrassônicos para gases, e a solução para este tipo de aplicação com a utilização de medidores de terceira geração, que utilizam transdutores ultrassônicos de 350 kHz, transdutores de alto desempenho do tipo metal-metal, configuração dos feixes ultrassônicos e processamento de sinal. Os testes realizados mostram que esta combinação permite a aplicação do medidor ultrassônico mesmo em aplicações extremas.




Medição de nível de materiais sólidos através da tecnologia radar sem contato

 

Roberto Anazawa Siemens Ltda


Resumo
Este artigo apresenta a tecnologia radar sem contato ("onda-livre") aplicada à medição de nível de produtos sólidos. Além de um breve descritivo teórico da tecnologia e de suas vantagens, são focados os aspectos relevantes que podem influenciar a performance dos instrumentos e que o usuário deve observar durante a seleção e/ou em sua utilização.




Simulação e otimização de sensor em formato de anel de sistemas de medição de velocidade de escoamentos do tipo gás-sólido

 

Ricardo Pires - Membro do IEEE IFSP - Campus São Paulo
Maurício de Oliveira e Silva - Engenheiro IFSP – Campus São João da Boa Vista


Introdução
A medição da velocidade de um escoamento gás-sólido reside na dificuldade de se inserir equipamentos de medição intrusivos ao meio em transporte. Assim, para se fazer esta medida, pode ser necessário o uso de uma sistemática que permita a avaliação do valor da velocidade através de análise de outras grandezas físicas. Durante o processo de escoamento o meio gás-sólido gera cargas elétricas por atrito, entre o próprio meio particulado e entre o meio e a tubulação de contenção. Estas cargas elétricas são naturalmente recombinadas, mas podem durar tempo suficiente para induzir sinais elétricos em sensores posicionados ao longo da tubulação. A análise destes sinais por meio de correlação cruzada tem sido utilizada para determinar a velocidade do escoamento. Além da necessidade de um sistema de processamento de dados adequado, é necessário que os sensores sejam sensibilizados pelas cargas passantes. E a sensibilidade varia de acordo com as suas dimensões físicas. Encontrar os valores adequados para estas dimensões permitirá uma melhor detecção do sinal gerado pelas cargas passantes, o que é de máxima importância para que se possa fazer a análise em correlação cruzada. O objetivo deste trabalho é analisar sensores em formato de anel e quais são as suas adequadas dimensões para maximizar a sensibilidade do dispositivo





LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Market

- Fisher expande Centro de Serviços

 
Special

- Siemens destaca TIA Portal

 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP