Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 183 – 2013
¤ Artigos




Aumento de eficiência energética em reator autoclave para produção de polietileno utilizando controle avançado

 

Raphael Quachio,
Gilson Alexandre Pinto,
Paula Edilene Pavanelli - Chemtech – a Siemens Business
Livia Martins Tizzo - Braskem UN PP3 PLN


Resumo
O processo de produção do polietileno de baixa densidade (PEBD) em reator tipo autoclave é caracterizado por operar com pressões da ordem de 2000 kgf/cm², e temperaturas da ordem de 300°C. O presente trabalho apresenta o estudo conceitual e prova de conceito de uma metodologia de controle multivariável desenvolvida em uma parceria entre Chemtech e Braskem com a qual se espera obter reduções no consumo energético deste processo de até 30%.




Sobre a identificação de processos integradores com atraso e tempo-morto

 

Luís Gustavo Soares - Longhi Refinaria Alberto Pasqualini – PETROBRAS/REFAP


Resumo
Este artigo tem por objetivo de registrar alguns métodos gráficos para a identificação de processos integradores com atraso e tempo-morto, algo pouco divulgado na literatura de controle de processos, assim como explicar suas interpretações.




Comparativo e estudo das tecnologias wireless para automação industrial

 

Jacques Vigato dos Santos, Alexandre Baratella Lugli -
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel


Resumo
A automação está presente nos diversos segmentos fabris, pois aumenta a produtividade, melhora a eficiência do processo e da qualidade do produto. Nesse contexto, as redes industriais estão cada vez ganhando mais espaço e importância. No entanto, as redes cabeadas possuem alto custo de implantação e manutenção. Procurando resolver este problema surgiram as redes sem fio aplicadas a automação, mas por se tratar de uma tecnologia nova, ainda existem muitos mitos e dúvidas por todos. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo e comparativo dentre as principais redes industriais sem fio, fornecendo informações concretas para tomada de decisão assertiva sobre as mais variadas redes industriais sem fio presentes no mercado.




Modelagem matemática de uma malha de controle objetivando a otimização da sintonia de um controlador PID*

 

Valdinei de Andrade Reis - Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, FUnC Campus Canoinhas
Marcos Paulo Hirth - Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, FUnC Campus Canoinhas
Juan Carlos Guglielmo Benitez - Professor Orientador, FUnC Campus Canoinhas


Resumo
Esse trabalho utiliza a modelagem matemática e simuladores industriais, principalmente para indústrias de processos contínuos, para simular o controle automático dos processos de produção. O controle automático tem desempenhado um papel fundamental da engenharia de automação e na engenharia de processos industriais e de grande importância em todos os modernos processos industriais. Nesse processo ele é essencial nas operações de controle das variáveis de processos (nível, pressão, temperatura, umidade, viscosidade, vazão, entre outros).

Neste trabalho abordaremos a modelagem matemática e a sintonia do controlador PID de uma malha de controle de nível de um tubulão (cilindro horizontal) de uma caldeira produtora de vapor, onde o controle de nível de agua desmineralizada na caldeira apresenta instabilidade e devido à criticidade da malha de controle não há possibilidade de intervenções sem a certeza que essa intervenção trará resultados satisfatórios.




Proposta de desenvolvimento da auditoria energética visando auxiliar a estruturação de um projeto de eficiência energética e a certificação ISO 50001

 

Eng°. Jacques Vigato dos Santos - INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações
Eng°. Fábio Marinato de Viveiros - WEG Sul de Minas


Resumo
Este texto descreve uma proposta para desenvolvimento de uma Auditoria Energética (AE), visando a estruturação do Projeto de Eficiência Energética (PEE), para facilitar a certificação da ISO 50001. A proposta de trabalho apresenta uma metodologia de padronização (SDCA) em conjunto com a metodologia de melhoramento contínuo (PDCA), já previsto por especialistas da área. Essa melhoria procura facilitar a implantação do PEE e torná-lo sustentável. Importante ressaltar que é apresentado também uma breve explicação da ISO 50001 e das oportunidades encontradas na indústria.




Avaliação e melhoria do sistema de controle de uma central de geração de vapor em uma refinaria

 

Cristine Kayser,
Simone Maria Marcon,
Augusto dos Santos Raimundo - TriSolutions Controle e Otimização de Processos
José Hugo Eder Martins,
Francisco de Assis Pinto Marques - Petrobras


Resumo
Este trabalho apresentará os problemas levantados e as ações corretivas realizadas durante um projeto de melhoria de controle regulatório em uma central de geração de vapor de uma refinaria, composta por três caldeiras. O projeto teve início com a avaliação de 30 malhas de controle do sistema. Nesta etapa os problemas detectados foram classificados com as seguintes disposições: Nenhum Problema, Configuração do Sistema de Controle, Manutenção, Sintonia, Projeto, Estrutura de Controle e Operação. Para cada uma destas disposições foram levantadas ações de melhoria, que foram validadas com as equipes de Otimização e Operação da unidade, e então aplicadas.





LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Market
- Dilma entrega Prêmio Finep de Inovação
 
Special

- Otimismo cauteloso

 

 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP