Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 181 – 2012
¤ Artigos




Interface Homem-Máquina: O outro lado da tela

 

Paulo José Derussi de Castro - Smar Equip. Ind. Ltda - Engenharia de Projetos


Resumo
O mercado de automação impõe aos fornecedores uma busca incessante de novas tecnologias e produtos para satisfazer as suas necessidades de segurança, desempenho e cuidados ao meio-ambiente, porém algumas propostas evoluíram de maneira controversa ao considerado adequado para o ambiente industrial. Um dos assuntos que mais atrai atenção nos sistemas atuais é o ambiente gráfico das interfaces e todas as suas funcionalidades, que antes da definição sobre o que apresentar em tela, possui um vasto estudo de seus componentes. Dentro deste contexto existe a preocupação por uma abordagem que muitas vezes é esquecida pelos profissionais da área de automação: a engenharia dos Fatores Humanos.

O foco desse artigo é discutir a interação entre o Sistema versus o Operador, que está repleta de pontos obscuros e de pouco conhecimento geral na elaboração do ambiente gráfico dos sistemas de supervisão. Sabe-se que os sistemas automatizados são extremamente confiáveis, porém há momentos em que a intervenção humana torna-se necessária e fundamental para sanar um problema ou mesmo reduzir as possíveis perdas. De maneira objetiva, não se pode atribuir todo o sucesso ou fracasso de um sistema específico à interface gráfica, porém deve-se atentar ao fato desta estreita relação e influência do fator humano, que resulta em uma tríade entre o sistema a ser manipulado (processo), o agente que o manipula (o ser humano) e a representação na qual o agente irá agir no sistema (interface)




Novos desafios para o sistema de automação da distribuição de energia elétrica

 

Jerônimo Mulinari Neto - Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Aplicações Elipse Software
Rubem Guimarães Netto Dias - Engenheiro Eletricista – Consultor Técnico Elipse Software


Resumo
Atualmente, estamos vivenciando uma mudança no modo como operamos os sistemas de distribuição de energia. De uma realidade caracterizada pela presença de muitos equipamentos de campo, onde o controle era apenas local, necessitando de muitas equipes de campo, chegamos a um estágio onde, com a entrada de novas tecnologias, tem-se um número cada vez maior de equipamentos supervisionados remotamente. Um dos grandes desafios para esta nova abordagem é conviver com este volume de dados que cresce a cada dia. O presente artigo tem o propósito de apresentar quais os desafios que se apresentam no mercado relacionado à automação da distribuição de energia elétrica atualmente. Um cenário que, diferente do que se via antigamente, dispõe de uma série de recursos e novas tecnologias desenvolvidas para aprimorar a manipulação e a aquisição de dados, permitindo, assim, um controle mais efetivo da distribuição.

Tecnologias estas que trazem vários benefícios, como a execução de ordens de serviço de forma remota e o aumento da eficiência do sistema, uma vez que o operador é capaz de acompanhar os dados em tempo real, conseguindo, com isso, diagnosticar e resolver com mais agilidade os problemas que venham a atingir a rede. Este é o objetivo deste artigo, apresentar os porquês da importância de se adotar um sistema capaz de automatizar a distribuição e, através disso, prover um controle mais eficiente do processo e minimizar as perdas financeiras.




Detection and localization of micro leakages in multiphase pipelines using distributed fiber optic sensing

 

Daniele Inaudi SMARTEC SA - Roberto Walder SMARTEC SA
Riccardo Belli SMARTEC SA - Francesco Gasparoni Tecnomare S.p.A.
Federico Bruni Tecnomare S.p.A.- Angelo Parente Eni E&P
Maurizio Zecchin Eni E&P


Introduction
Gas and liquid pipelines often cross hazardous environmental areas, from the point of view of natural exposures such as landslides and earthquakes, and from the point of view of third party interferences such as vandalism or obstruction. These hazards can significantly change the original functioning of the flowline, leading to damaging, leakage and failure with serious economic, social and ecological consequences. Furthermore, the operational conditions of the pipeline itself can induce additional wearing or even damage due to corrosion, erosion and fatigue. The distributed and functional monitoring can significantly improve the pipeline management and safety. Providing regularly with parameters featuring the functional condition of the flowline, monitoring can help (1) prevent the failure, (2) detect in time the problem and its position and (3) undertake maintenance and repair activities in time. Thus the safety is increased, maintenance cost optimized and economic losses decreased. The most interesting functional parameters are temperature distribution, leakage and third-party intrusion. Since the flowlines are usually tubular structures with kilometric lengths, functional monitoring of their full extent is an issue itself. The use of the discrete sensors, short- or long-gage is practically impossible, because it requires installation of thousands of sensors and very complex cabling and data acquisition systems, raising the monitoring costs. Therefore, the applicability of the discrete sensors is rather limited to some chosen cross-sections or segments of flowline, but cannot extend to full-length monitoring.




Proposta de implementação de uma plataforma reconfigurável para controle e automação baseado no padrão IEEE 1451.7.

 

Alexsandro Monteiro Carneiro, Edson Antonio Batista, Thiago Alexandre Prado, Roberto Morita e Jairo Ângelo Universidade Católica Dom Bosco


Introdução
Este trabalho apresenta um modelo de lógica de interface baseada no padrão IEEE 1451.7. A arquitetura proposta visa a adquirir uma comunicação do transdutor e a estrutura lógica dos dados, de acordo com as diretrizes e controles de sistemas de automação e padrão EPC a ser utilizada com a tecnologia RFID. A informação fisicamente integrada ao transdutor através da colocação de uma etiqueta eletrônica torna fácil a comunicação e o acompanhamento de tarefas de controle e verificação, permitindo validação dos dispositivos de acordo com as especificações definidas na planta, que apresenta uma análise de todo o processo com base em dados históricos.

O modelo apresentado destina-se a manter compatibilidade com o software e hardware implementados, que utilizam lógica reconfigurável e consideram requisitos, tais como: flexibilidade, segurança, interação homem-computador, integração de sistemas corporativos e capacidade de rede. Além disso, este artigo também apresenta um novo ambiente do aplicativo RFID, com foco em sistemas de medição e controle distribuído.




Arquitetura para armazenamento de dados de histórico de processos petroquímicos utilizando como técnicas de compressão os algoritmos swing doors e boxcar backslope

 

Edson J. M . Neto Engenheiro de Computação — Logique inteligência em sistemas
Luiz A. H. Guedes Doutor, Professor Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Gustavo B. P. Leitão Mestre, Engenheiro de Computação Logique inteligência em sistemas


Resumo
Atualmente, transformar o crescente volume de dados provenientes dos sensores do chão-de-fábrica de uma indústria em informação útil e relevante, sem dúvidas, é um dos grandes desafios da automação industrial moderna. Nos últimos anos, houve um significativo acréscimo do monitoramento dos processos industriais, levando a um aumento significativo da quantidade de variáveis monitoradas. Assim, os sistemas que gerenci am informações de processos industriais têm a necessidade de armazenar uma grande quantidade de dados provenientes de plantas de automação. O armazenamento desses dados históricos é fundamental, pois permitem realizar uma série de análises quantitativas e qualitativas do processo industrial.

No entanto, o armazenamento dos dados de um processo industrial é um imenso desafio, pois mesmo pequenos processos industriais geram uma grande massa de dados. Assim, torna-se imprescindível um bom al gori tmo de compactação de dados de forma a tornar esse processo viável. Diante desse cenário, no presente trabalho, é proposta uma arquitetura para o armazenamento de dados em tempo real baseado em uma eficiente modelagem de banco de dados e ainda realizado um estudo dos algoritmos de amostragem variável (com perda de informação) que são amplamente utilizados em historiadores comerciais: Swing Doors Trendi ng, Boxcar/BackSlope e o Improved Swing Doors Trendi ng. Uma análise mais profunda foi feita comparando- se os algoritmos apresentados em termos de eficiência e capacidade de compressão.


 



M2M (Machine to Machine) Cloud Gateway: aquisição de dados na nuvem

 

Epifanio Dinis Benitez Coordenador de Projetos de Software Novus Produtos Eletrônicos


Introdução
Monitorar e registrar um processo industrial composto de equipamentos e sensores gera um conjunto de dados históricos de grande valor para o negócio, pois eles são a evidência do que ocorreu durante o processo e podem servir inclusive como métricas para determinar, por exemplo, a qualidade de um determinado produto ou processo. Tipicamente, esses dados gerados são registrados em arquivos ou base de dados históricos por sistemas Scada (Sistemas de Supervisão e Controle de Dados) e/ou por equipamentos aquisitores dotados com memória interna ou cartão SD. O sistema Scada necessita de uma infraestrutura computacional robusta que supra as demandas por memória e processamento, pois como ele é possível centralizar todos os dados monitorados do processo industrial. Por isso é considerado a fonte primária de dados históricos e com ele são criados os procedimentos de emissão de relatórios, backup, purga e retenção dos dados. Já os equipamentos aquisitores são considerados unidades de armazenamento transitório ou secundário, já que geralmente só registram parte dos dados históricos de uma aplicação ou não possuem capacidade de armazenamento suficiente para monitorar o processo pelo tempo necessário. Desta forma, dados registrados devem ser enviados para um centralizador primário afim de que sejam consolidados.

Dentro desta visão, podemos dizer que a abordagem "atual" mais segura centraliza os dados em uma infraestrutura computacional (computador pessoal – PC) com um sistema do tipo Scada e está associada com a definição de estratégia de backup e manutenção para garantir a disponibilidade e evitar a falha na gravação de dados históricos. Em aplicações distribuídas, onde existem duas ou mais unidades centralizadoras, é necessário estabelecer uma rede de automação para prover conectividade entre elas. Para tal, a área de TI (Tecnologia da Informação) que gerencia a rede corporativa deve configurar e disponibilizar portas de entrada e saída que permitam o acesso externo. Uma rede mal configurada poderia colocar em risco a rede corporativa e comprometer os dados históricos da aplicação ou outros de igual ou superior importância. Além desta problemática, também é necessário gerenciar base de dados históricos distribuídos em várias estações.




Medição de nível Aplicações para controles visuais e indicação remota, através dos Transmissores

 

Vitor Hugo Pizzolante Engenharia de Produto - Nível WIKA DO BRASIL


Introdução
Nível talvez não seja a variável mais comum usada em aplicações industriais, mas certamente é a mais amplamente utilizada se considerarmos os recursos disponíveis no mercado para realizar a medição desta grandeza. A importância desta medição para a indústria vai além da própria operação do processo, também é aplicada para fins econômicos através dos cálculos de custo e inventário. Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples réguas, controles visuais e boias até indicações remotas, por registros e por meios de instrumentos automatizados. Entretanto, neste artigo, vamos nos limitar a medição de nível pela aplicação de controles visuais, boias e indicações remotas através do transmissor 4 à 20 mA com protocolo Hart®, PROFIBUS® PA e FOUNDATION fieldbus™.





LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Flash
- Mesa redonda discute implementação de controle avançado na indústria de celulose e papel
 
Special
- Sistemas de Gerenciamento de Informações de Ativos para plataformas offshore

- Sistemas Instrumentados de Fogo & Gas-F&G
 
Case
- Transparência no campo
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP