Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 168 – 2011
¤ Artigos

Orientações gerais para instalações de redes industriais

Denílson Pegaia - Engenheiro Sênior de suporte Técnico – Siemens


Resumo
Durante os vários anos que atuo com suporte técnico na área de automação presenciei vários clientes entrando em contato com dúvidas sobre detalhes de instalação de redes de comunicação ou relatando problemas decorrentes de não seguir boas práticas. Instalações de rede e interferências eletromagnéticas são um tema vasto, com um complexo embasamento teórico, ampla literatura e uma boa porção de empirismo. Compreendendo que nos dias de hoje, muitos profissionais estão iniciando a carreira e tempo para leitura e estudo está se tornando cada vez mais raro, escrevi este artigo, compilando alguns tópicos de manuais que a Siemens disponibiliza e acrescentando uma pitada de conhecimento prático que adquiri durante minha atuação na área de projetos industriais. Espero que ele possa servir como um ponto inicial para inteiração do tema e um guia para os primeiro passos neste campo de atuação.


O que medidores de vazão eletromagnéticos podem oferecer à indústria?

Dra. Aline Cossy-Gantner, Dept. MTI, Endress+Hauser Flowtec AG Alemanha. e
Jan-Erik Bergmark, Global Manager para a Indústria de Papel e Celulose,
Endress+Hauser Suécia.


Resumo
Neste artigo, analisaremos a evolução da tecnologia de medição de vazão eletromagnética utilizada na indústria de papel e celulose. Discutiremos os fatores essenciais a considerar para aplicações de sucesso com a tecnologia do medidor de vazão magnético para aplicações comuns nessa indústria. Finalmente, uma perspectiva será dada sobre as recentes tendências na tecnologia de medidor de vazão eletromagnético.




Implantando um sistema PIMS com sistema SDCD*

Vitor Wuo Engenharia e Investimentos Suzano Papel e Celulose AS
Felisberto Ferreira Almeida Gerencia de Projeto - Engenharia Suzano Papel e Celulose
Jorge Luiz Vieira dos Reis Engenharia e Investimentos Suzano Papel e Celulose SA


Introdução
Durante a elaboração dos projetos de automação a grande preocupação está em qualificar fornecedores e tecnologia para os sistemas de controle, intertravamentos, instrumentação de campo, analisadores, controles avançados de processo, TAF (teste de aceitação no fornecedor), simulação do processo e treinamento dos operadores garantindo assim a operacionalidade dos processos produtivos e a qualidade da informação para o chão de fabrica. Os níveis PIMS e ERP na maioria dos projetos são tratados separadamente através da TI. Este trabalho aborda os itens mais importantes que deverão ser considerados na elaboração do orçamento e orienta a contratação do sistema SDCD com foco para gestão da empresa.


Automatização da medição de densidade e viscosidade na indústria química e petroquímica

Tiago Pucca Araujo Coordenador de Vendas - Emerson


Resumo
Cada vez mais se faz necessário a migração de procedimentos de coleta de amostras no processo produtivo para métodos automatizados e instantâneos de análise. O objetivo desta transição é aumentar a produtividade e a qualidade do produto, evitando retrabalhos e descartes. O densímetro e viscosímetro do tipo garfo atende aos requisitos de robustez, facilidade de instalação, ampla resistência química, ausência de partes móveis, além de prover resultados rápidos e precisos para as variáveis densidade e viscosidade do fluido de processo. Este artigo tem por objetivo apresentar esta tecnologia e sua aplicabilidade na indústria química e petroquímica.

 
LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Market
- E3 automatiza parque fabril da Randon
News

- Profibus em reunião internacional
- Seminário da Endress+Hauser reune clientes em Salvador



© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP