Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 166 – 2011
¤ Artigos

A discussion of State of the Art Remote Operations
Management (ROM) and Traditional ROM

Dave Woll ARC


Resume
Historically, remote facilities have been operated so that steady-state operations are maintained in the face of multiple disturbances. Operations are involved doing what is required to keep the facilities running and meet production schedules in a safe and environmentally acceptable way. Although some remote facilities still operate in this mode, the next-generation remote facilities will not. The economics of steady-state opera-tions are being replaced with a dynamic economic environment in which adapting to changing supply and demand are the norm.


Controle não-linear de processos químicos: Origens históricas e perspectivas de aplicação industrial

Luís Gustavo Soares Longhi, Refinaria Alberto Pasqualini - Refap S. A.
Argimiro Resende Secchi, Enrique Luis Lima PEQ/Coppe/UFRJ



Resumo
Este artigo faz uma apresentação sucinta das principais linhas de desenvolvimento da teoria de controle de processos não-linear, suas origens históricas e perspectivas para sua aplicação à indústria química. O texto está dividido em quatro partes. Na primeira parte é apresentada uma introdução ao assunto, na qual são colocados alguns conceitos básicos e é discutido em quais situações o controle não-linear seria importante. As origens da teoria de controle não-linear são apresentadas na seção 2. Na seção 3, algumas das principais técnicas de controle não-linear são citadas e comentadas. Finalmente, na seção 4, é apresentada uma discussão sobre a possibilidade de uso efetivo dos desenvolvimentos teóricos na indústria e o que ainda precisa ser feito para este fim.




Sistema de monitoramento integrado das operações de sondas de perfuração/produção no pré-sal

Milthon, S. Silva PHD, Professor Adjunto -UFS
Ivaldo M. Ferreira, Engenheiro Mecânico -WELLCON
Roberto F. A. Menezes, Estudante -UFS


Resumo
O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) para operação de sondas de perfuração/produção visa a integração do monitoramento operacional de sondas de perfuração ou de completação, com sistema visual, promovendo melhoria e segurança no processo de controle das operações realizadas em poços petrolíferos. Consiste na interação de sensores com sistemas de comunicação via protocolo Zigbee, baseado no padrão IEEE 802.15.4, que permite analisar as operações executadas através de função independente ou em grupo. O SIM disponibiliza um conjunto de informações acerca das operações executadas na sonda sendo possível promover uma intervenção operacional segura e integrada com a manutenção preditiva.


Os benefícios e desafios da aplicação de técnicas de controle avançado e otimização em tempo real em unidades marítimas de produção

Mario Campos Dr. ECP., Engº de Equipamentos Sênior -
Consultor Sênior – Petrobras/Cenpes
Alex Teixeira Engenheiro de Petróleo Pleno, Petrobras/Cenpes/PDP/TE


Resumo
A descoberta de novas reservas de óleo e gás localizadas a grandes distâncias da costa, associadas às regulamentações cada vez mais severas em termos de segurança, eficiência energética, meio ambiente e qualidade dos produtos, impõe novos desafios tecnológicos para as áreas de automaçãoecontrole.Um dos pontos críticos para superar estes desafios é a implantação de técnicas de controle ativo de poços, bem como de sistemas de controle avançado e otimização em tempo real, de maneira a estabilizar e otimizar a produção. Os ganhos do efetivo uso destas tecnologias são muitos, como: redução do custo operacional, otimização da produção (ganhos potenciais da ordem de 5%), estabilização da unidade permitindo a operação dos equipamentos em uma região de menor desgaste com redução do número de paradas não-programadas da produção e dos custos de manutenção. Estas ferramentas também são importantes para aumentar a eficiência energética, minimizar a queima de produtos nas tochas e, portanto aumentar a sustentabilidadedos processos industriais. Uma das justificativas para a pouca disseminação destas ferramentas na área de produção era a necessidade de uma equipe embarcada e qualificada para ajustar emanter estes sistemas em operação. Entretanto, com a tendência de utilização de centros remotos de apoio às unidades de produção, acreditase que estas tecnologias poderão ser implantadas e mantidas a partir destes ambientes remotos de otimização, fazendo com que elas estejam cada vez mais presentes nessas plantas em um futuro próximo. Este artigo apresenta alguns exemplos de aplicações de certos sistemas avançados de controle e automação com os seus resultados, além dos benefícios potenciais do uso de outros sistemas de controle avançado e otimização em unidades marítimas de produção de petróleo.

 

Monitoração de condição de máquina na indústria de óleo e gás

Rodrigo Vilas Boas, Technical Marketing Engineer National Instruments Brazil


Visão Geral
Este documento aborda os principais componentes de um sistema de Monitoração de Condição de Máquina (MCM) na indústria de óleo e gás e apresenta soluções de monitoramento da National Instruments. MCM na indústria de óleo e gás inclui monitoramento para aplicações de controle, bem como medidas preventivas. O monitoramento preventivo é necessário para estender os ciclos de vida, manutenção programada, e prever as condições de falha. A lista de tipos de controle preventivo abordados neste documento não é uma lista tão abrangente. Dependendo da aplicacão, você pode precisar utilizar outros tipos de controle preventivo.



 
LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Market
- Biffi, Morin e Westlock colocam em operação o Smart Center
Market
- Petrobras lança programa de financiamento para cadeia de fornecedores


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP