Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 160– 2010
¤ Artigos

Putting device diagnostics to good use in process plants
Jonas Berge, Director of PlantWeb Consulting, Emerson Process Management

Resumo
Plants realize efficiency by providing timely and easily useable data for operations and maintenance personnel. Effective integration of engineering, configuration, maintenance, and operational displays into the operations and maintenance work stations of a plant’s digital control center make it easier to use the power of field intelligence to improve plant performance. Electronic Device Description Language (EDDL) with enhancements is the key technology for seamless integration of devices into a digital plant architecture that uses their diagnostic intelligence for predictive asset management solutions. EDDL (IEC 61804-3) now makes it easier than ever before to use intelligent devices. This article reviews some of the faults detected by device self-diagnostics and how plants can ensure that personnel make good use of the information.


Protocolos de comunicação industrial: introdução e perspectivas
Edison de Faria Siqueira, Leandro Cuenca Massaro,
Roman Moura Lorenzo Engenharia de Automação, Controle e Instrumentação – Chemtech


Resumo
Atualmente protocolos de redes digitais, como o Foundation Fieldbus e Profibus PA, têm apresentado crescimento significativo nos mais diversificados ramos industriais. Mas nem sempre foi assim. A instrumentação industrial evoluiu a partir da instrumentação pneumática para a instrumentação eletrônica 4-20mA e, com a crescente necessidade por um maior número de informações transmitidas entre os sistemas de controle e os instrumentos, começaram a surgir as redes de campo para atender essa necessidade, dado que na instrumentação convencional é possível a transmissão de apenas um sinal. Este artigo, como o título sugere, visa apresentar de forma introdutória o tema de protocolos de comunicação industrial, indicando a evolução que culminou no cenário atual de coexistência de uma extensa diversidade de protocolos de redes. O foco do artigo é o protocolo Foundation Fieldbus, escolhido como o protocolo a ser utilizado para controle de processos nos projetos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) da Petrobras, localizada em Pernambuco e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).



Redes Ethernet industriais e o padrão PoE (Power Over Ethernet)
Msc. Alexandre Baratella Lugli Professor coordenador do grupo de Automação e Controle Industrial, e consultor de soluções para a empresa Sense Eletrônica, do Inatel
Ph.D. Max Mauro Dias Santos Engenheiro de desenvolvimento de produtos sênior pela Volvo Powertrain Brasil (VPT).
Ph.D. Lucia Regina Horta Franco Professora coordenadora do laboratório de Fieldbus e ensino à distância, UFABC / SP.


Resumo
O padrão TCP/IP é uma das arquiteturas mais difundidas para comunicação a longa distância envolvendo computadores. Assim, tentando uma padronização das redes industriais adotou-se há alguns anos tal padrão no meio industrial, dando origem às redes Ethernet industriais. O artigo explora parte desta tecnologia voltada para os ambientes industriais, chamado de PoE (Power Over Ethernet). O objetivo principal é trafegar o sinal de comunicação e alimentação, dos dispositivos, em um único meio físico (cabo), reduzindo custos de instalação e de componentes extras para cabeamentos separados.


Cinco métricas “obrigatórias” para quem almeja atingir a excelência operacional (OpX)
Por Dick Hill ARC Advisory Group

Introdução
A implementação de métricas adequadas cria o fundamento para a obtenção de melhorias contínuas de desempenho. Os tradicionais relatórios trimestrais de desempenho normalmente contêm informações como tempos de parada não programados, custos por unidade produzida, qualidade por unidade, ou energia consumida por unidade produzida. Infelizmente, no entanto, esses indicadores são médias obtidas após o fato ter sido consumado. Usá-las pode ser comparado à tentativa de dirigir um automóvel olhando o espelho retrovisor. O fato de usar métricas baseadas nas médias globais para entender aproximadamente por onde as coisas estão indo, certamente tem algum valor. No entanto, nos ambientes industriais em tempo real, como as refinarias, petroquímicas, fábricas de produtos químicos especiais, celulose e papel, usinas de energia e outros, os operadores, os engenheiros e demais colaboradores da planta também precisam prestar atenção nas métricas em tempo real, ou quase em tempo real, para que eles possam fazer correções importantes para sustentação da jornada contínua que visa a obtenção excelência operacional.

Soluções National Instruments para barramentos industriais
Rodrigo Vilas Boas Engnheiro de Marketing Técnico – National Instruments

Introdução
Os Controladores Programáveis para Automação (PACs) da National Instruments e o software LabVIEW podem adicionar uma larga variedade de funcionalidades a controladores lógicos programáveis (CLPs) e sistemas industriais. Monitoramento de condição de máquina, medições analógicas de alta velocidade e aplicações personalizadas de visão são alguns exemplos típicos de aplicações PAC. A comunicação entre sistemas PAC e CLP é extremamente importante e deve ser simples, efetiva e normalmente determinística. Os métodos comuns incluem usar basicamente E/S analógica e digital, bem como o padrão mais difundido, OLE para Controle de Processo (OPC). Para sistemas fieldbus mais complexos, existe um grande número de protocolos industriais utilizados em processos de automação, construção de máquina e outros mercados. Este artigo explica como você pode usar comunicações industriais para conectar suas redes existentes com LabVIEW e PACs.


 
LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
 
Special


- Muito além da cortina de fumaça

 

Flash

- Associação Profibus apresenta novidades do Profinet


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP