Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 153– 2010
¤ Artigos

Implementação de uma rede ad-hoc para medição do
consumo de eletricidade
Henrique Zenoni Machado - Engenheiro de Computação pela PUC-PR,
Fernando Akel - Engenheiro de Computação pela PUC-PR,
Carlos Marcelo Pedroso -Doutor em Engenharia Elétrica professor na PUC-PR e na UFPR, Vóldi Costa Zambenedetti - Doutor em Engenharia Elétrica é professor atuando na PUC-PR e pesquisador do LACTEC

Resumo
Neste artigo é apresentado o projeto de um sistema de telemedição
de consumo de energia elétrica utilizando-se uma rede
ad-hoc, que apresenta vantagens sobre as abordagens convencionais
disponíveis. Foi utilizado o padrão IEEE 802.15 (Zigbee) para
a implementação da rede, com benefícios em termos da independência
da solução em relação aos dispositivos de transmissão.


Um breve histórico da automação no controle
de processos industriais
Carlos Eduardo Ribeiro de Barros Barateiro - PMP - Universidade Federal Fluminense,
José Rodrigues de Farias Filho, D.Sc. - Universidade Federal Fluminense,
Luiz Antonio da Paz Campagnac, D.Sc. - Universidade Federal Fluminense


Resumo
Este artigo investiga o desenvolvimento histórico da automação e controle de processos industriais. A pesquisa foi desenvolvida na forma de um revisão bilbliográfica exploratória. São caracterizadas nele cinco etapas que vão desde a introdução dos controladores pneumáticos até as plantas digitais. O objetivo desse estudo é resgatar um pouco da história para permitir uma melhor compreensão dessa evolução.


Sustentabilidade e investimentos em infra-estrutura irão alavancar o crescimento do mercado de variadores de velocidade de baixa e
de alta potência em CA
Mauricio Kurkgant - ARC Brasil

O recente enfraquecimento da economia global afetou o mercado mundial de acionadores de baixa e de alta potência em corrente alternada, mas em grau menor quando comparado aos dos equipamentos de automação em geral. É esperado um forte crescimento no mercado para esse tipo produto, mas tendo uma retomada mais consistente na segunda metade do período de previsão de cinco anos, quando a estabilidade econômica for plenamente restaurada, em nível mundial, de acordo com novos estudos feitos pelo ARC Advisory Group. “Embora a economia mundial ainda esteja em um estado delicado, os pacotes de estímulo de vários Governos estão alavancando mais investimentos nas indústrias de infra-estrutura, contemplando a construção de novas estradas, estações da captação e de tratamento de água e esgoto, bem como usinas geradoras de energia elétrica.

A globalização tem criado uma grande demanda por infra-estruturas modernas, especialmente nas economias emergentes. Estes eventos são um forte sinalizador para o aumento da demanda de sistemas de acionamento de alta e de baixa potência em CA”, afirma o analista senior Himanshu Shah, principal autor dos estudos “High Power AC Drive Worldwide Outlook” e “Low Power AC Drive Woldwide Outlook”, da ARC.


Inversores de frequência e os benefícios obtidos
com redes de comunicação
Rogério Araujo da Silva e Souza
Engenheiro de Produto da Schneider Electric


Resumo
Os benefícios obtidos com redes de comunicação são inúmeros. A facilidade, flexibilidade e rapidez obtidas com as funcionalidades das redes de comunicação são, com certeza, os principais motivos do grande número de aplicações envolvendo redes de comunicação no mercado. Recursos que vão desde a parametrização automática de um produto após ser substituído, até o envio de e-mail automático partindo do produto com mensagens de falhas, facilitam o dia a dia dos usuários. Os inversores de frequência da Schneider Electric são totalmente comunicativos. As linhas Altivar 71 e Altivar 61 possibilitam a comunicação em rede com os principais protocolos utilizados no mercado, como Ethernet (Modbus TCP), Canopen, Modbus, Profibus DP, Devicenet e Ethernet.


Funções de Posicionamento para Controle de EixosRafael Lima
Coordenador de Projeto de Produtos Altus Hugo Kiehl - Projetista de Produtos Altus


Resumo
Atualmente muitos dos CPs (Controladores Programáveis) classificados como de pequeno porte possuem integrados em um único invólucro uma densidade significativa de pontos de entradas e saídas (E/S). Além de E/S digitais e analógicas estes equipamentos também possuem integrados pontos de entradas e saídas rápidas que permitem o desenvolvimento de aplicações para posicionamento de eixos. Para facilitar o desenvolvimento destas aplicações os fornecedores destes CPs disponibilizam funções que implementam características peculiares às aplicações de movimento de eixos. Este artigo apresenta algumas destas funções assim como as principais características delas.


A Tecnologia dos servo-acionamentos e dos inversores de frequência convergem para um novo acionamento para máquinas
Fabio Prieto - Gerente de produto – ABB

Os tradicionais inversores de frequência tem evoluido tecnologicamente e agora estão rivalizando com a performance dos servo-acionamentos. Com isso, os fabricantes de máquinas conseguem novas oportunidades para reduzir custos. Os servo-acionamentos e os tradicionais inversores de Frequência são diferentes tecnologias com diferentes áreas de desenvolvimento. Mas as duas tecnologias agora estão convergendo, o que poderia resultar num drive universal.

Isso poderia ser um sonho tornando-se verdade para os fabricantes de acionamentos e os fabricantes de máquinas. Usando apenas um acionamento para todas as aplicações poderia significar redução de custos e uma integração mais simples. Os tradicionais inversores de frequência normalmente controlam o motor através de um comando de velocidade. Este sistema tipicamente não tem realimentação e as referêcias de velocidades são enviadas através de E/S (entradas e saídas) ou comandos de redes. A mudança de velocidade é principalmente enviada por passos (steps) e a resposta não é muito rápida.

Comandos de referência de velocidade são dados por passos e devem obedecer uma rampa para mover de um nível para o outro. O Inversor não segue continuamente a mudança de velocidade.


 



 
LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Retrospective
- As novidades do Brazil automation
Special
- Abinee prevê crescimento de 11% no faturamento do setor em 2010
Flash
- Profibus atualiza usuários
- Confraternização da ISA RJ reúne instrumentistas em seminário e exposição
- União entre tecnologia da informação e infraestrutura vai revolucionar o setor elétrico


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP