Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 150 – 2009
¤ Artigos

A importância da medição na gestão dos processos industriais
Mauricio Kurcgant - ARC Advisory Group
Nos dias atuais, com a sofisticação crescente dos computadores e de suas poderosas aplicações, é comum ver jovens, que iniciam sua carreira na área de Automação e Controle, deslumbrados pelas telas das salas de controle, dando pouca ou nenhuma atenção no que se refere a origem dos sinais medidos. É usual ver alguém dizendo “aqui chega um sinal de 4 a 20” sem se preocupar com o seu real significado e a compreensão da origem daquele sinal.
Sem medir direito não se controla bem, na realidade não se controla nada. No nosso dia a dia medimos o tempo todo. Precisamos acessar o extrato do banco para saber como andam nossas finanças. Precisamos nos pesar para controlar a ingestão de alimentos, de olho na nossa saúde.


Ajuste x calibração Anderson Luiz Babilon
Gerente técnico do Laboratório de Calibarção – General Instruments
O desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias trouxeram para a cadeia produtiva conceitos e terminologias que, na maioria dos casos, se disseminaram e passaram a fazer parte do dia a dia dos trabalhadores sem atentar-se para a essência de seus significados. Um conceito muito utilizado atualmente nas empresas e que frequentemente é empregado para expressar uma ação que na verdade não faz parte de sua definição é a “calibração”. Vários instrumentos digitais apresentam em seus menus a opção “calibração”, situação que também ocorre em softwares utilizados para parametrizar e ajustar alguns modelos de instrumentos.
O Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia – VIM define Calibração como “Um conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores reapresentados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões”. Portanto, não há como calibrar um determinado instrumento simplesmente através de um comando em seu menu ou em seu software de parametrização e ajuste.


Controle de temperatura na indústria
Juliana Donato engenheira de marketing de produto - Siemens
Em inúmeros processos industriais existe a necessidade de se manter um ou mais parâmetros estáveis ou dentro de uma certa faixa de valores.
Nas áreas de plásticos (extrusão, injeção), fornos ou mesmo farmacêutica (estufas) e frigoríficos, a necessidade do controle de temperatura é crucial para o sucesso e qualidade de toda uma operação.


Auto Verificação In Situ de Medidores Coriolis
Paulo Carmesini - Engenheiro Eletricista, Coordenador de Vendas para a
Indústria de Óleo e Gás da divisão Micro Motion – Emerson Process

A medição de vazão com a tecnologia coriolis é conhecida por sua altíssima confiabilidade na medição e robustez, pelo simples fato de não possuir componentes móveis em sua constituição.
Mas ao retirar o instrumento da caixa e instalá-lo no processo, o usuário começa a conviver com os seguintes dilemas:
• “Como posso garantir que esta medição está confiável?”
• “Com que frequência preciso calibrar meus medidores?”
• “Como posso verificar se meu medidor coriolis está ou não sofrendo alterações devido a fluídos corrosivos e/ou abrasivos?”


Como efetuar medições de corrente e potência
1. Transformadores e transdutores de corrente
2. Medições utilizadas
3. Sugestão de componentes para um sistema trifásico


Inteligência integrada! Mais produtiva graças à tecnologia de comando e de segurança de uma só vez
Fábio Brussasco - Coordenador da Engenharia da Pilz
A função de embalagem ainda está muito associada a operações manuais. Onde operam juntos homem e máquina, deve - se minimizar ao máximo os riscos de lesão física. Anteriormente, as medidas de segurança eram consideradas um obstáculo no processo industrial, hoje pensa - se justamente ao contrário: conceitos de comando e de segurança modernos tornam a manipulação mais simples e as máquinas e instalações mais produtivas. Com a solução completa de uma só vez, o cliente desfruta de produtos e sistemas combinados entre si.
A máquina estabelece o ritmo. Através de um rolo na entrada, a empacotadora a vácuo semi-automática puxa a folha inferior. Na câmara de estampagem a folha é processada na temperatura, criando o formato desejado para cada produto a ser embalado. Nelas os funcionários colocam os embutidos com as duas mãos.

 


A medição da umidade relativa nas câmaras de teste
Tradução: Rejane Smith Vaisala
Virtualmente toda a substância e material é sensível à umidade relativa (UR) e temperatura de alguma forma. Por isto existe a ampla necessidade de se criar espaços onde a UR e a temperatura podem ser cuidadosamente controladas para o propósito de se determinar exatamente como as condições ambientais variáveis podem afetar os objetos de interesse.
Estes espaços podem ser pequenos (tamanho da superfície de uma mesa) ou amplos (suficientemente grandes para se dirigir um caminhão dentro) e podem ou não controlar outros parâmetros ambientais também. Para esta discussão, todos os outros espaços devem ser referidos como “câmaras.”


Osciloscópio virtual com dois canais para medições de alta exatidão
Patrícia Cals de O. Vitorio , Marco Aurélio Soares , Ademir Martins de França ,
Luiz Napoleão Pereira , Danielli Guimarães Costa , Giselle Cobiça Moreira , Paulo Roberto Mesquita Nascimento - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)
Resumo
Este artigo* é uma descrição sumária da operação do soft-ware emulador de um osciloscópio de dois canais, que é parte integrante do sistema de medição adotado pelo Inmetro na calibração de equipamentos em alta tensão CA. O programa trabalha em conjunto com dois multímetros digitais, modelo 3458A, da Hewlett-Packard (HP) ou da Agilent Technologies.


Avaliação do melhor desempenho de um instrumento de medição
Michele Oliveira dos Santos - Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial
Fernanda Ruviaro de Oliveira - Curso Técnico de Metrologia (Inmetro/CECO),
Neivaldo Silva Nonato - Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e
Qualidade Industrial
Resumo
Este artigo* apresenta o resultado de uma avaliação experimental de todas as configurações operacionais possíveis de um multímetro digital na função resistência, visando buscar o melhor desempenho de um instrumento de medição.
A importância em se ter bem definidos todos os fatores de contribuição e ter conhecimento do comportamento de um instrumento de medição é fundamental para que se otimize um processo de medição.


Gerenciamento de Prohetos na Engenharia
Eng. André Famula - Pepperl+Fuchs do Brasil
Resumo
Diante de um mercado mais competitivo e complexo, com uma demanda crescente por produtos e serviços e com recursos cada vez mais escassos, as empresas vêm percebendo que o modelo tradicional de gestão dos negócios deixou de ser efetivo.
Nesse contexto, o modelo voltado a Gerenciamento de Projetos surge como forte aliado, permitindo que as empresas realizem um serviço ou entreguem um produto com qualidade, ou seja, dentro do custo, prazo e escopo esperados.
A Gestão de Projetos tem sido amplamente utilizada nas organizações atuais, em projetos que variam desde pequenos e rápidos, até grandes projetos com investimentos volumosos. Do ponto de vista interno das organizações, o Gerenciamento de Projetos tornou-se uma maneira de integrar funções e motivar grupos para atingir níveis cada vez maiores de desempenho e produtividade.


Como efetuar medições de corrente e potência
Tradução: Rogério Rodrigues - National Instruments
Visão Geral
Este documento trata dos diferentes tipos de transdutores de corrente disponíveis e como eles podem ser utilizados com o propósito de monitorar o consumo e a qualidade de energia.


Arquitetura para sistemas de aquisição de dados em plataforma de software livre
Luciano Ogiboski - Escola Politécnica – Universidade de São Paulo
Francisco Javier Ramirez Fernandez - Escola Politécnica – Universidade de São Paulo
Resumo
Este artigo apresenta uma arquitetura de software genérica para desenvolvimento de laboratórios remotos e sistemas de aquisição de dados. O objetivo principal é criação de uma estrutura de software, baseada em Web Services e tecnologias de software livre para desenvolvimento de experimentos remotos através da Internet. Esta arquitetura pode ser aplicada na educação, pesquisa e também na indústria. O principal resultado do trabalho é a representação de um modelo alternativo de baixo custo para desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados e acesso a instrumentos.


Calibradores de vazão de fluidos para laboratórios de MetrologiaPeter Strimber - FT Automação
A FT Automação Industrial Ltda. representante da FTI (Flow Technology, Inc ), EUA, empresa líder na fabricação de instrumentos de medição de vazão, e sistemas de aferição de medidores de vazão, como calibradores de vazão elementos primários para laboratórios de vazão, possuindo calibradores de vazão de líquidos e gases instalados nos principais laboratórios de metrologia de vazão no mundo,  como nos EUA no NIST, NASA, CEESI, na Europa nos laboratórios da Escócia, Holanda, Alemanha e no Brasil encontram-se instalados nos laboratórios de vazão do INMETRO em Xérem - RJ, IPT - SP, CTA em São José dos Campos - SP, CETEC em Belo Horizonte - MG e FUNCEFET em Aracajú - SE, calibradores estes para aferir medidores de vazão sob teste, um volume de fluido (líquido) em tubo com pistão e uma incerteza de +/- 0.05% ou fluido gasoso em campânula tipo Bell Prover com incerteza de +/- 0.2%, rastreáveis direto ao NIST, ambos com volume conhecido, onde um computador monitora a vazão e coleta dados depois de ativado pelo operador. Um software dedicado permite ao operador visualizar, imprimir e analisar estes dados coletados, pela técnica pioneira da FTI de dupla cronometria, assegura a integridade dos dados, assim como representações gráficas da não-linearidade de medidores de vazão permitem uma rápida análise do desempenho de um medidor de vazão quando este está sendo aferido para emissão de certificado


 
LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Special
20 anos de Profibus
As redes de sensores em fio se encaminham para a padronização
Flash
Faiminas: pequena mas muito bem visitada


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP