Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 147 – 2009
¤ Artigos

A importância de um projeto de pré-detalhamento (FEED)
Felipe Andrade Lucci, Gustavo Martins Concer, Wanessa A. Fernandes de Santana
Chemtech

RESUMO
O FEED (Front-End Engineering Design), também conhecido como projeto de pré-detalhamento, é uma das etapas de um projeto de engenharia importante para estimar os custos de um projeto. Ele acontece após a etapa de Projeto Básico, inicia geralmente com uma Análise de Consistência, que funciona como ferramenta para entendimento e eliminação de dúvidas do Projeto Básico e termina com um Levantamento de Quantitativos de materiais, instrumentos, válvulas e cabos que servirão de base para que a empresa Contratante possa visualizar a viabilidade do empreendimento e tomar decisões em tempo para contornar problemas que sejam identificados antes que a próxima fase do projeto (Detalhamento) se inicie.
Os levantamentos de Quantitativos variam entre as disciplinas envolvidas e este artigo aborda alguns aspectos das fases do FEED do ponto de vista da disciplina de Instrumentação. Este artigo revisa de forma sucinta conceitos de ciclo de vida do projeto, apresenta alguns confrontos analisados por esta disciplina que contribuem para o bom seguimento do projeto e também algumas dificuldades enfrentadas ao longo desta etapa.
O texto tem como base a experiência da Chemtech no desenvolvimento de projetos de FEED, principalmente nos seus projetos mais recentes como o Projeto de FEED e Executivo de uma Refinaria e no Projeto de FEED de um Complexo Petroquímico a ser instalados no País.


Criando uma cultura de sustentabilidade
Dick Hill - ARC Advisory Group
Visão Geral
Muitas “boas idéias” para melhorar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade e de conservação de energia já são bem conhecidas, mas elas exigem tempo e recursos de capital para serem implementadas. Então o que é que se pode fazer de imediato? A primeira coisa a fazer é potencializar o seu “patrimônio humano” (leia-se, os seus funcionários) para que contribuam na consecução desse objetivo. Provavelmente existe um enorme conjunto de “pequenas idéias”, que estão à espera, que podem ser implantadas em suas operações agora mesmo. Elas podem ser tão simples como apagar as luzes quando todos saírem do escritório, ou substituir a iluminação do ambiente por novas tecnologias de baixo consumo energético (fluorescentes, LEDs, etc.), ou simplesmente desligar equipamentos que não estejam sendo usados. E, como comentou um dos apresentadores do nosso recente Fórum em Orlando, “o ar não é grátis”. Com certeza, os sistemas de ar comprimido constituem um dos maiores consumidores de energia em muitas plantas e é preciso que todos fiquem de olho para evitar desperdício. Envolver de imediato todos os colaboradores em uma cultura global de sustentabilidade em toda a empresa pode produzir muitas pequenas idéias relacionadas à gestão da energia e pode impactar de imediato no resultado final dos negócios, ainda este ano.


Implementação de estratégia de controle de pressão da linha principal de gás de alto forno
Caio Henrique Vidigal, Especialista de Manutenção Eletro-Eletrônica
Eugimar Jacob Klippel, Supervisor de Manutenção de Instrumentação da área de Energia
Osmar Vicente Sossai, Supervisor de Distribuição de Energia
Rogério Mathias da Costa, Técnico de Controle de Processo
Norberto Coessens Messina, Especialista de Automação
ArcelorMittal Tubarão

Resumo
Em uma usina siderúrgica são gerados gases como co-produtos em diversas fases da produção do aço, os quais são reutilizados como combustíveis em outros pontos do processo. Visando viabilizar e otimizar este consumo, é integrado um gasômetro à linha de distribuição, equipamento este cuja função é manter controlada e constante a pressão no sistema, independentemente das variações de geração e consumo instantâneo do gás.
Neste trabalho é descrita a alternativa implementada para operação do Sistema de Produção e Distribuição de Gás de Alto Forno (BFG) durante os períodos em que o gasômetro encontra-se fora de operação, em parada programada para manutenção.
Além do detalhamento da estratégia de controle desenvolvida, são analisadas as principais perturbações do sistema e mostrados os gráficos com os resultados dos testes realizados e com comportamento do sistema após a implementação da estratégia.


Monitoramento da vazão em canais abertos por ultrassom
Roberto Anazawa
Engenheiro de Aplicação – Siemens

A medição de vazão em canais abertos é uma prática comum em determinadas aplicações, principalmente em sistemas de irrigação para agricultura e sistemas de tratamento de água e efluentes (encontrados geralmente nas ETAs – Estações de Tratamento de Água e ETEs – Estações de Tratamento de Efluentes).
Do mesmo modo que em rios e córregos, em um canal aberto, o líquido escoa livremente dependendo unicamente da força da gravidade. A pressão não é transmitida de um ponto a outro como em uma tubulação fechada e totalmente cheia.


HIPPS – sistema de alta integridade de proteção a pressão
Teobaldo Fidelis D´ Império, Engenheiro de Aplicações e Suporte Técnico Comercial
O que é HIPPS
HIPPS - High Integrity Pressure Protection System – Sistema de Proteção a Pressão de Alta Integridade, são sistemas de segurança de alta integridade utilizados para reduzir o risco de um sistema exceder sua pressão de projeto mantendo a dentro de um nível tolerável. A função do HIPPS é proteger equipamentos a jusante contra sobre pressão por fechamento rápido da fonte de pressão, reduzindo assim o perfil de risco da planta.


Otimização da estratégia de controle de sistemas de saturação de hidrocarbonetos
Cláudia M. Silva, Diogo L. A. Valente, Eduardo M. Queiroz, Flávio Waltz
Chemtech, a Siemens Company
Resumo
Atualmente, um dos grandes desafios da engenharia é a otimização dos processos existentes, visando aumentar os índices de produção com o aproveitamento de matérias-primas e a diminuição do consumo de insumos como água e vapor. Para isso é importante definir quais etapas do processo industrial apresentam ganhos mais significativos.
As estratégias de controle nem sempre garantem a operação desejada em situações de perturbações ou mudanças de patamares de operação. Estudar os processos de modo a definir novas estratégias que resultem em ganhos para as unidades produtivas é uma forma rápida de obtenção de ganhos sem a necessidade da paralisação da produção.
Neste trabalho, a influência das propriedades da carga de hidrocarbonetos alimentada em craqueadores térmicos no rendimento da produção de etileno e propileno é investigada. A partir do resultado deste estudo, juntamente com testes realizados diretamente na planta, é proposta uma nova estratégia de controle para os saturadores, com o objetivo de garantir que a carga de hidrocarbonetos seja mantida nas condições ótimas para o craqueamento.


Sistema Proven – controle de pressão individual dos fornos da coqueria da ArcelorMittal Tubarão
Paulo Augusto V. Loss, Engenheiro Eletricista e Especialista em Projetos Elétricos e Eletrônicos - ArcelorMittal Tubarão
Carlos Eduardo C. de Melo, Engenheiro Eletricista e Especialista em Projetos Elétricos e Eletrônicos - ArcelorMittal Tubarão
Marcos Velho Ludolf, Msc. Engenheiro Eletrônico e Especialista em Manutenção Eletro-eletrônica - ArcelorMittal Tubarão
Resumo
Em 2007, a ArcelorMittal Tubarão instalou o sistema PROven – Controle de Pressão Individual dos Fornos de sua Coqueria, que permite o controle da pressão interna dos 147 fornos de coque durante o período de coqueificação do carvão mineral. Com o controle da pressão, reduzem-se emissões de poluentes ao meio ambiente, as perdas de gás COG para a atmosfera, além de aumentar a vida útil do refratário e das portas dos fornos das baterias de coque. O trabalho descreve a implantação deste projeto de automação e controle de processos, que chama a atenção pela área agressiva da instalação e pelas dificuldades de implantação aplicando-se soluções tradicionais. Essas dificuldades foram contornadas utilizando-se uma série de tecnologias e recursos atuais disponíveis, como comunicação sem fio (wireless), gerenciamento de ativos, redes industriais (Fieldbus), elementos finais de controle inéditos para a aplicação, PLC de Segurança Fail Safe. Como resultados obtidos destacamos a redução das emissões de poluentes ao meio ambiente, a redução de custos operacionais e poluição sonora; aumento da vida útil e redução de manutenção refratária e de portas; redução da exposição dos operadores a riscos.


Inovações em medidores de grandezas físico – químicas
Engenheiro Márcio Vaz - Gerente de Vendas de Automação - Phoenix Contact no Brasil
Na indústria de transformação, as grandezas físico-químicas com pressão, temperatura, vazão e nível, dentre outras, são variáveis que necessitam ser monitoradas e controladas para que o objetivo do processo industrial seja alcançado. Podemos usar como exemplo a transformação de ligas metálicas que, através do tratamento térmico (para alteração de suas micro-estruturas), tem suas características alteradas para atender alguns objetivos como:
- Remoção de tensões internas
- Aumento ou diminuição da dureza
- Aumento da resistência mecânica
- Melhora da ductilidade
- Melhora da usinabilidade
- Melhora da resistência ao desgaste
- Melhora da resistência à corrosão
- Melhora da resistência ao calor
- Melhora das propriedades elétricas e magnéticas


LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Flash
Rio, Automação e Energia
Retrospective
Fabricantes de contatores, bornes, PLCs e motores apresnetam equipamentos menores, mas eficientes na Fiee


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP