Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 145 – 2009
¤ Artigos

Metodologia de estudo e otimização de malha de controle de nível
Manoel Tavares da Silva Filho, Fernando Rossi Scandelai, Cilso D. V. de Souza - Elekeiroz S.A.
Resumo
Otimização de malhas de controle seguindo uma metodologia de estudos desenvolvida internamente, incluindo monitoramento de performance em tempo real, estudos de interferências mecânicas, análise multivariada, análise de equipamentos e instrumentos e revisão da estratégia de controle e sintonia. O presente estudo trata da otimização de uma malha de controle de nível que atua no tanque final de circulação de uma seqüência de três tanques através de um controle feed forward. O trabalho foi desenvolvido sem custo e pode ser aplicado a todas as malhas de controle da empresa.


Novo medidor de vazão da ABB pode reduzir os custos de
instalação em 50%
Ricardo Mendes - Instrumentação de Processos e Analítica – ABB Ltda
Os custos de instalação de medidores de vazão por placa de orifício foram reduzidos pela metade com o lançamento do medidor de vazão ABB da família OriMaster. O modelo OriMaster é um medidor em uma só peça que já de fábrica vem totalmente configurado e após montado é testado em pressão / vazão e calibrado, solucionando os mais diversos problemas associados com o dimensionamento, instalação e operação das convencionais placas de orifício.
Apropriado para fluídos limpos, gases e aplicações em vapor em linhas com diâmetros de 1” a 8’’ (25 a 200 mm), ANSI/ASME ou DIN, e em pressões de até 100 bar, o OriMaster combina todos os componentes principais necessários para uma instalação da placa de orifício em um único conjunto. Isto elimina a necessidade para o usuário de recursos adicionais durante a instalação, como por exemplo o manifold, o transmissor e a tubulação de impulso, tipicamente reduzindo os custos de instalação e comissionamento em até 50%.


Rompendo as barreiras tradicionais em Vortex
Alexandre Prado - Supervisor Técnico de Instrumentação - IPS
Resumo
A Foxboro patenteou uma tecnologia denominada DirectSense para a medição de fluxo tipo Vortex, onde o sensor entra em contato direto com o líquido, gás ou vapor que circula na tubulação. Os resultados são: maior rangeabilidade, maior imunidade ao ruído, melhor desempenho a baixo fluxo e melhor precisão.


Tecnologias de medição de nível para a indústria química
A aplicação determinará qual tecnologia será escolhida
Karlheinz Schmidt – Siemens AG
Tradução: Tania Trevisol
Desempenho e segurança da fábrica são fatores fundamentais para as indústrias de processamento químico e a medição de nível tem um papel crucial em ambos. A medição de nível ajuda a manter o estoque de material em quantidades econômicas, melhora a qualidade do produto e assegura um processamento contínuo uniforme. Ela maximiza a produção da fábrica evitando derramamento, obstrução do sistema ou falhas no sistema. Um sistema preciso de medição de nível monitora o desempenho operacional em muitos pontos, poupando tempo e dinheiro evitando a ocorrência de surpresas indesejáveis.
As CPIs apresentam algumas das mais extremas necessidades de medição de nível. Estas necessidades vão desde a medição de nível em zonas de poeira potencialmente explosivas até procedimentos difíceis relacionados ao processo. Além do mais, a medição do nível de líquidos e sólidos, tanto quanto pós, pastas e argamassas ocorre dentro de uma grande variedade de condições industriais difíceis onde existem combinações de vapor, poeira, espuma, altas temperaturas, pressões, turbulência, aglutinação e condensação.


LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Flash
NIDay2009: virtualização de instrumentos na prática
Soluções verticais tomam conta da ISC Brasil


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP