Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 138 – 2008
¤ Artigos

Medição de vazão com compensação de temperatura e pressão
Newton Bastos - Vendas Técnicas - Presys Instrumentos Ltda.Empresa
Introdução
A medição de vazão de fluidos, está cada vez mais requisitada pelas indústrias. Em muitos processos industriais, ela é importante e necessita também de compensações para sua real indicação e totalização.
No mercado, há uma enorme variedade de tipos de medidores de vazão, desde os mais simples até os mais sofisticados, para as mais diversas aplicações. O tipo a usar sempre irá depender do fluido, do seu estado físico (líquido ou gás), das características de resolução, exatidão e da confiabilidade requerida – dentre outros fatores.


Medição de vazão e controle de título em geradores de vapor saturado de injeção em poços de petróleo
Jorge Gómez Sanchez - Gerente de Engenharia de Aplicações – Flow computer - Emerson Process management
Introdução
Poços de petróleo pesado, de grande viscosidade, usualmente requerem algum tipo de injeção ou aditivação de modo a permitir que extração do óleo seja feita de forma mais fácil, aumentando a produtividade do poço. Um dos recursos mais usados consistem em injetar vapor no poço com uma certa quantidade de água (vapor saturado com título menor que 100%), essa injeção é periódica e executada por geradores de vapor fixos ou móveis (em carretas) que vão correndo o campo de produção e injetando diversos poços.
O Grande problema do controle do vapor produzido esta na necessidade de se controlar continuamente o título, que deve se situar tipicamente entre 70% e 90%, pois a medição continua do título de vapor é difícil já que na condição de saturação a pressão e temperatura do vapor são constantes, independente do título. O presente trabalho descreve o desenvolvimento e operação de um sistema de controle e calculo de vazão e título de vapor saturado utilizando um Computador de vazão como Unidade de processamento e controle autônoma, projetado para substituir um sistema de controle antigo, dotado de CLP interligado a uma unidade de processamento independente.
A substituição do sistema foi solicitada pela PETROBRAS UN ES, devido a dificuldade de operação com sistema antigo e o interesse em ter o sistema operando com software aberto, ao contrario do sistema antigo.


Medição de Vazão por Pressão Diferencial
Flavio Babosa Melo - Emerson Process Management
Resumo
Este artigo inicia com uma introdução sucinta e um histórico dos dispositivos de pressão diferencial. Segue com uma classificação dos medidores de vazão, uma descrição dos elementos de pressão diferencial mais usuais e finalmente uma abordagem sobre o consumo de energia por perda de carga.


Generalização das equações da IEC 61508 para arquiteturas koon
Luiz Fernando Seixas de Oliveira, PhD - Vice-Presidente - Gerente da DNV Energy Solutions South America
Introdução
Quase dez anos após a publicação em 1998 da norma internacional IEC 61508 (Ref. 1), que dispõe sobre requisitos de segurança funcional para Sistemas Instru­men­tados de Segurança (SIS), a sua adoção tornou-se praticamente universal em todos os setores que necessitam de sistemas de proteção de alta confiabilidade. Em particular, isto tem acontecido de forma acelerada em setores como os de óleo e gás, as plantas de processo em geral, as centrais nucleares, os modernos sistemas de trans­porte, o setor de máquinas de grande porte e muitos outros.
(...)


Medição de vazão
Engº César Cassiolato - Engº Evaristo O.Alves - Smar Equipamentos Industriais
Introdução
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar:
• exatidão desejada para a medição
• tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases, condutividade elétrica, transparência, etc.
• condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar
• espaço físico disponível
• custo, etc.
(...)


Controle Estatístico de Processos Aplicado na Medição para Transferência de Custódia
Edson Carretoni Júnior - Petrobras, Refinaria de Paulínia, Manutenção Industrial, Elétrica e Instrumentação
Resumo
Esse trabalho aborda o uso de ferramentas de controle estatístico de processos para diagnosticar falhas em equipamentos de medição usados na transferência de custódia de hidrocarbonetos líquidos. São apresentados os equipamentos básicos de uma estação de medição e os conceitos estatísticos usados nas análises. Por fim é discutido um caso prático onde essas ferramentas auxiliaram na decisão pela intervenção de manutenção mais adequada.


LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Flash

Cisco promove network para TI e TA

SoftFocus'08 debate eficiencia operacional
Special
Petrobras realiza encontro sobre instrumentação, controle e automação


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP